Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 07 de Abril de 2018, 12:53 - A | A

Sábado, 07 de Abril de 2018, 12h:53 - A | A

SÓ POR HOJE

Grupo de apoio auxilia detentos com vício em entorpecentes

Projeto trabalha enfrentamento à toxicodependência e mudanças comportamentais

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Agepen

Grupo de apoio auxilia detentos com vício em entorpecentes

Grupo composto por 15 integrantes se reúne todas quinta-feira

Com o intuito de ajudar na superação do vício em entorpecentes, o “Grupo Recomeçar” oferece atividades baseadas nos 12 Passos dos Narcóticos Anônimos para detentos. O trabalho já é realizado no Estabelecimento Penal de Paranaíba (EPPar) há sete meses.

 

O grupo utiliza a dialética do “ensinar-aprender”, proporcionando interação entre as pessoas. Os participantes aprendem e ensinam, mesmo que seja com a própria experiência de vida.

 

Na unidade de regime fechado de Paranaíba, os trabalhos são coordenados pela agente penitenciária e assistente social do presídio Grasiela Batista Brit. Atualmente, o grupo é composto por 15 integrantes. As reuniões acontecem  às quintas-feiras, com duas horas de duração.

 

“A cada encontro é possível notar o empenho dos participantes em mudar a realidade vivida por eles até o presente momento. Ao perceber que o objetivo está sendo alcançado, outros reeducandos estão demonstrando interesse em participar”, afirma.

 

A cada 15 dias, a reunião contam com a participação de integrantes do Grupo Narcóticos Anônimos do município de Aparecida do Taboado, que partilham  situações vividas durante e após o uso de drogas. Nos encontros, também é reforçado o lema “só por hoje”, em que o dia mais importante de se combater o vício é o atual.

 

O diretor do estabelecimento prisional, André Aparecido França, explica que a maioria dos delitos tem relação direta com a dependência química. Para ele, trabalhar o enfrentamento às drogas durante o cumprimento da pena é essencial. “A intenção é que, quando não estiverem mais em privação de liberdade, possam usufruir dos benefícios que lhe foram tirados pelo uso de entorpecentes e trilharem uma nova vida, longe do crime”, comenta.

 

O projeto é desenvolvido em diversos presídios de Mato Grosso do Sul pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS