Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 17 de Maio de 2018, 16:52 - A | A

Quinta-feira, 17 de Maio de 2018, 16h:52 - A | A

SEGURANÇA PÚBLICA

Guardas municipais concluem capacitação para uso de arma

Mais 186 guardas receberam certificação para uso de armamento letal

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

PMCG

Guardas municipais concluem capacitação para uso de arma

Quatro turmas participaram de dois meses de curso, concluindo 198 horas/aula

Mais 186 guardas receberam a certificação para uso de armamento letal. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (17). Quatro turmas participaram de dois meses de curso, concluindo 198 horas/aula. Cerca de 1/3 da Guarda Municipal já está preparada para o uso dos equipamentos.

 

As aulas foram ministradas por instrutores da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Defesa Civil Municipal (DCM), Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Controladoria Geral do Município, Procuradoria do Estado e Representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS.

 

Foram dadas as disciplinas de noções básicas de primeiros socorros, defesa pessoal, técnicas e procedimentos de patrulhamento, condicionamento físico, uso legal e progressivo da força, gestão da informação, estatuto geral das guardas municipais, estatuto do desarmamento.

 

Parte do armamento foi doado pelo Governo do Estado e parte adquirido com recursos próprios do Município. O Município também está em processo de aquisição de coletes com recursos do tesouro.

 

Na cerimônia de conclusão de curso, o prefeito Marquinhos Trad ressaltou a responsabilidade do uso de armamentos letais. “O aplauso de hoje, pode ser a lágrima de amanhã. Não se discute mais se o guarda pode usar arma ou não. O que se discute é se vocês estão preparados. Que vocês possam ter esse armamento e não o usem, que nunca precisem usá-lo. Mas se tiverem necessidade, que Deus os iluminem, não apenas no ato, mas também nas consequências”, afirmou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS