Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017, 15:33 - A | A

Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017, 15h:33 - A | A

Feriado prolongado

Hemosul convoca população para manter doações de sangue no Carnaval

No Carnaval, doações caem e acidentes aumentam

Natália Moraes
Capital News

Divulgação

Voluntários da Águas Guariroba doam sangue e reforçam banco do Hemosul

Hemosul terá horário de funcionamento diferente no Carnaval

Ao mesmo tempo em que há o aumento de acidentes na época do Carnaval, há a redução das doações de sangue. Prevendo a situação, o Hemosul de Campo Grande convoca doadores para manter os estoques.


A preocupação maior é com os estoques de plaquetas, que tem validade de apenas cinco dias e são essenciais para o tratamento de pacientes com leucemia. A doação de todos os tipos de sangue é importante, especialmente o tipo 0 negativo, por ser uma tipagem rara.


Para doar sangue, o doador pode ir ao Hemosul, localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro.


No feriado prolongado de Carnaval, o horário de atendimento ocorrerá na sexta-feira (24) das 7h às 17h; sábado (25) das 7h às 12h; domingo (26) sem expediente; segunda-feira (27) das 7h ao 12h; terça-feira (28) sem expediente; e quarta-feira (1º) das 13h às 17h.


Requisitos para doar
Para doar sangue é preciso estar com um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.


Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos e o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal. Ainda, a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. No Hemosul-MS, apenas doadores com 55 kg ou mais são aceitos.


Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses. Após os 60 anos tanto homens como mulheres devem obedecer o intervalo mínimo de seis meses.


Existem doenças que impedem a doação: hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes,hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Em caso de gripe ou alergia, deve-se esperar sete dias após sarar para doar sangue.


Por fim, o doador deve estar bem alimentado. (com assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS