Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 18 de Fevereiro de 2017, 15:15 - A | A

Sábado, 18 de Fevereiro de 2017, 15h:15 - A | A

Economia

Horário de verão chega ao fim neste domingo e medida ainda divide campo-grandenses

Após quatro meses, relógios devem ser atrasados em uma hora

Liniker Ribeiro
Capital News

Liniker Ribeiro/Capital News

Horário de verão chega ao fim neste domingo e medida ainda divide campo-grandenses

Horário brasileiro de verão encerra à 0h deste domingo (19)

Com o fim do horário brasileiro de verão à 0h deste domingo (19), moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país devem atrasar seus relógios em uma hora. Com isso, a rotina diária de muitos campo-grandenses deve voltar a sofrer mudanças, o que vem dividindo opiniões pelas ruas da cidade. 

 

Com objetivo de reduzir o consumo de energia, permitindo um aproveitamento melhor da luz solar, o horário especial começou a valer no dia 16 de outubro do ano passado,  estando em vigência há quatro meses. A previsão inicial do Governo é economizar R$ 147,5 milhões, mas nem todo mundo sentiu essa economia no bolso, como no caso da cabeleireira, Vânia Pereira Rodrigues, de 37 anos. 

 

Liniker Ribeiro/Capital News

Horário de verão chega ao fim neste domingo e medida ainda divide campo-grandenses

Cabeleireira não sentiu economia no bolso com horário de verão

“Não senti diferença nenhuma, minha conta de energia vem cada dia mais alta. Com o calor mais forte, você usa mais o ar-condicionado”, declarou. Para ela, o horário ainda se tornou motivo de preocupação devido ao dia amanhecer um pouco mais tarde, facilitando a ação de criminosos pela manhã. 

 

Com uma filha adolescente estudando no período matutino, Vânia afirmou que precisou redobrados cuidados. “Tenho que levar ela [pra escola] todos os dias porque está muito cedo. Ainda essa semana teve um assalto na rua de casa, na hora que a minha vizinha estava indo para o ponto de ônibus. Então eu acho muito perigoso. No horário normal está mais claro e você sente mais confiança, embora o perigo esteja em todo lugar”, afirmou a cabelereira. 

 

Medo e insegurança também são os motivos pelos quais a artesã, Adriana Kill Davis, diz ser favorável ao fim do horário de verão, mesmo não sendo contra a medida especial. “Eu gosto do horário de verão, é uma medida necessária apesar de não ver economia na energia. Mas como é um período muito longo, chega num ponto que incomoda, pois quem acorda cedo, tem obrigações diárias como ir trabalhar, por exemplo, e precisa enfrentar o escuro, o que não é agradável. Então por mais que eu goste do horário de verão vejo que já estava na hora de chegar ao fim”, garante. 

 

Liniker Ribeiro/Capital News

Horário de verão chega ao fim neste domingo e medida ainda divide campo-grandenses

Amigos preferem horário de verão por tornar dia "mais longo".

Já os amigos, Elza Rodrigues, de 27 anos, e Lucas Alves Pereira, de 25 anos, afirmam que além da proposta inicial de economizar, o horário acaba incentivando outras atividades, uma vez que o sol se põe mais tarde durante a estação mais quente do ano. “Saio do serviço ainda de dia, posso chegar em casa e fazer  as coisas, mesmo que seja mais trabalho como limpar a casa e lavar roupa”, brinca Elza.

 

“Prefiro o horário de verão porque o dia é mais longo, da para pra sair com os amigos e tomar aquele tereré básico. E como tenho um comércio, de dia pra mim é melhor, tenho mais lucro”, afirma Lucas.

 

Em 2017, o Horário Brasileiro de Verão começará no dia 15 de outubro, terceiro domingo do mês. A medida é adotada no país desde 1931.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS