Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2018, 09:23 - A | A

Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2018, 09h:23 - A | A

COOPERATIVA

Horta comunitária é transformada em alternativa de renda para famílias carentes

Moradores do bairro Dom Antônio Barbosa receberão mudas, adubos e orientação sobre como desenvolver o cultivo

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Rede Solidária

Horta comunitária é transformada em alternativa de renda para famílias carentes

Produção é usada na alimentação de crianças inscritas nas atividades do Programa Rede Solidária

Uma nova etapa do projeto horta comunitária do bairro Dom Antônio Barbosa é inaugurada nesta terça-feira (27). Uma cooperativa vai orientar os moradores, proporcionando geração de renda às famílias da região.

 

A hora comunitária do bairro foi criada há dois anos, com objetivo de levar alimentos saudáveis como complementação alimentar às famílias carentes. Pela cooperativa, os participantes irão aprender a cultivar, organizar a produção e venda em sua comunidade.

 

A coordenadora do programa, Marta Helena Ferreira Andrade, conta que o trabalho atende crianças e adolescentes entre seis e sete anos. Agora, o projeto será ampliado e terá supervisão de um engenheiro agrônomo. Os familiares vão aprender a cultivarem suas próprias hortas, tanto para consumo, quanto para comercialização. “ O curso irá contemplar ensinamentos práticos para a realidade deles, inclusive com hortas suspensas para quem tem espaço pequeno em casa”, detalhou.

 

Os participantes receberão mudas, adubos e orientação sobre como desenvolver o cultivo. A previsão é que na primeira etapa sejam atendidos 500 beneficiários a partir do mês de março. Até o fim do ano, a expectativa é de pelo menos 2,2 mil famílias participem do projeto.

 

“Nossa ideia é trazer a comunidade e transformar essa atividade em uma geração de renda”, resumiu a coordenadora. Segundo ela, a distribuição das hortaliças que hoje atende a alimentação das crianças inscritas no programa Rede Solidária será estendida às famílias participantes.

 

Também está prevista a implantação da cooperativa da horta comunitária na unidade II do Rede Solidária, no Jardim Noroeste. No local, o terreno está sendo preparado para o plantio das hortaliças.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS