Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 09 de Maio de 2019, 17:51 - A | A

Quinta-feira, 09 de Maio de 2019, 17h:51 - A | A

Evento

I Conferência de Governança Pública e Combate À Corrupção tem participação da CGM

Durante o evento foi entregue o relatório final da auditoria operacional.

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/PMCG

I Conferência de Governança Pública e Combate À Corrupção tem participação da Controladoria Geral do Município

Durante o evento foi entregue o relatório final da auditoria operacional.

 

Com a participação da Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência do Município, a I Conferência Sul-Mato Grossense de Governança Pública e Combate à Corrupção - Ferramentas de Auditoria, Controle e Governança na Gestão Pública Eficiente”, aconteceu na última terça-feira (7), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

 

Durante o evento, foi entregue aos gestores das organizações federais, estaduais e municipais o relatório final da auditoria operacional, com o objetivo de avaliar a fragilidade das organizações públicas do Estado do Mato Grosso do Sul ao risco de ocorrência de fraude e corrupção. Os relatores do documento foram oMinistro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes e o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), Ronaldo Chadid. 

 

Durante a abertura, o secretário municipal da CGM, Luiz Afonso de Freitas Gonçalves destacou a relevância do projeto. Segundo ele,“Monitorar a suscetibilidade dos órgãos públicos frente às ações que podem gerar casos de fraude ou corrupção é de extrema importância para o crescimento do país”, pontua.

 

Ainda conforme Luiz Afonso, “destacamos que a união dos órgãos de fiscalização, tanto interna como externa, fortalece a administração pública, garantindo transparência em todos os serviços oferecidos à população”, diz.

 

Para o secretário de controle externo do TCU (Tribunal de Contas da União), Tiago Modesto Carneiro Costa,“com todas as informações reunidas num único espaço, que é o site da Rede de Controle, o cidadão não precisa mais saber se tal fraude é municipal, estadual ou federal para se reportar, porque temos agora um ambiente único, onde estamos ali para resolver todos os problemas”, destaca.

 

O auditor Gilberto Antonio de Aquino Gonçalves representou a Controladoria-Geral do Município, onde explicou que o relatório apresentado trata da aderência das organizações aos mecanismos de combate à fraude e corrupção frente ao seu poder de compra e regulação. “Durante as ações desenvolvidas, foi avaliado o grau de suscetibilidade à fraude e corrupção em 282 instituições da administração federal, estadual e municipal. Todos os dados estão compilados no relatório final da auditoria operacional e ficará acessível à população no site da Prefeitura Municipal, na página da própria CGM”, conclui.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS