Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 12 de Junho de 2018, 13:32 - A | A

Terça-feira, 12 de Junho de 2018, 13h:32 - A | A

EDUCAÇÃO

IFMS é a única instituição do Estado a oferecer vagas pelo Sisu

Há vagas para os cursos superiores de tecnologia em Sistemas para Internet, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão do Agronegócio, para ingresso no segundo semestre

Flávio Brito
Capital News

Divulgação

Semana do Meio Ambiente começa nesta quarta-feira em Ponta Porã

Campus Ponta Porã do IFMS oferece vagas

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é a única instituição do Estado a oferecer vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O instituto  publicou o edital que disponibiliza 120 vagas em cursos superiores de tecnologia, para ingresso no segundo semestre. As opções são Sistemas para Internet, em Campo Grande, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Corumbá, e Gestão do Agronegócio, em Ponta Porã. 

 

Podem participar candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, que tenham obtido nota maior que zero na redação e nas áreas do conhecimento. O edital nº 042/2018, com as regras e o cronograma da seleção, está publicado na Central de Seleção do IFMS.

 

Para se inscrever, até a sexta-feira (12), o candidato deverá informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017, no site do Sisu. As matrículas deverão ser feitas de 22 a 28 de junho, na Central de Relacionamento (Cerel) do campus do IFMS para o qual o candidato se inscreveu.

 

Ações Afirmativas

Metade das vagas ofertadas é reservada aos cotistas, candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.

 

O IFMS conta ainda com uma ação afirmativa de caráter local. Os candidatos inscritos na ampla concorrência poderão ter um bônus de 20% sobre a nota do Enem. Neste caso, o candidato deve residir e ser domiciliado na área de abrangência do campus onde concorre à vaga. Tanto a opção de cotista como de beneficiário do bônus local deve ser feita no ato da inscrição.

 

Lista de espera

Os candidatos que não forem convocados na primeira chamada poderão manifestar interesse pela vaga na lista de espera, no período de 22 a 27 de junho, na página do Sisu. A partir da lista de espera, e se houver vagas disponíveis, serão realizadas duas novas convocações.

 

Caso ainda haja vagas após as três primeiras chamadas, o edital do IFMS prevê a abertura de vagas remanescentes para candidatos que tenham participado das edições 2017, 2016 ou 2015 do Enem. A seleção e classificação serão feitas pela maior nota obtida em uma dessas três edições.

 

A diretora de Graduação do IFMS, Giane Silva, explica quais os benefícios de reunir todas as possibilidades de ingresso no mesmo edital. “Acreditamos que isso irá otimizar o preenchimento das vagas no ensino superior, uma vez que não será preciso lançar outros editais para novas chamadas. Ao agilizarmos o processo, evitamos o prejuízo pedagógico de se ingressar no curso após o início das aulas”.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS