Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018, 13:15 - A | A

Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018, 13h:15 - A | A

ENSINO

IFMS oferece mais de mil vagas em 16 cursos de graduação de graça

Vagas são para 10 cidades do Estado de Mato Grosso do Sul

Laura Holsback
Capital News

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece mil vagas em 16 opções de cursos gratuitos de graduação, entre superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas. As vagas são ofertadas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

 

Deurico/Capital News

IFMS

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em Campo Grande

De acordo com o instituto, a partir deste ano, são seis novas opções de graduação: bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (Jardim), bacharelado em Engenharia Civil (Aquidauana), bacharelado em Engenharia de Controle e Automação (Três Lagoas), licenciatura em Computação (Jardim), Tecnologia em Jogos Digitais (Dourados) e Tecnologia em Redes de Computadores (Aquidauana).

 

Outra novidade é o início da oferta do bacharelado em Agronomia em Naviraí, já oferecido em Nova Andradina e Ponta Porã.

 

Metade das vagas ofertadas é reservada aos cotistas, candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.

 

O IFMS também tem uma ação afirmativa de caráter local. Os candidatos inscritos na ampla concorrência poderão ter um bônus de 20% sobre a nota do Enem.

 

Nesse caso, o candidato deve residir e ser domiciliado na área de abrangência do campus onde concorre à vaga. Tanto a opção de cotista como de beneficiário do bônus local deve ser feita no ato da inscrição.

 

Inscrições 

Para concorrer a uma vaga na graduação do IFMS, o interessado deverá se inscrever na Página do Sisu.

 

Podem participar aqueles que prestaram a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que obtiveram nota acima de zero na redação e em todas as áreas do conhecimento.

 

O resultado do Enem 2017 foi divulgado nessa quinta-feira, 18, e está disponível na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

A divulgação da primeira chamada está prevista para o dia 29 de janeiro. Os selecionados deverão fazer a matrícula entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro.

 

Entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro, os candidatos não selecionados em nenhuma das opções da chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera na Página do Sisu.

Dados – A oferta de vagas em cursos de graduação do IFMS para o início deste ano é 33% maior em comparação a 2017, quando a instituição abriu 750 vagas.

 

Atualmente, são mais de 1.500 estudantes matriculados em cursos superiores no Instituto Federal, de acordo com o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

 

Indicadores do Inep, que avaliam a qualidade da educação superior no país, apontam o IFMS como a melhor graduação de Mato Grosso do Sul entre as instituições que se caracterizam pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS