Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 08 de Junho de 2018, 16:39 - A | A

Sexta-feira, 08 de Junho de 2018, 16h:39 - A | A

BONITO

Imasul afirma não receber notificação de interdição da Gruta do Lago Azul

MPMS recomendou interdição e rescisão do termo firmado com Prefeitura para gestão do cartão postal de Bonito

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

www.viajebonito.com.br

MPMS recomenda interdição da Gruta do Lago Azul

MPMS recomendou interdição da Gruta do Lago Azul, em Bonito, no prazo de 48 horas

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) afirmou que ainda não foi notificado oficialmente pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) sobre a interdição da Gruta do Lago Azul, em Bonito. 

 

O MPMS recomendou ao Imasul, na quinta-feira (07), a rescisão do Termo de Cooperação Técnica firmado com o Município de Bonito para gestão, no prazo de 48 horas. Em nota, o Instituto informou que “tomará as medidas que forem necessárias para defender o patrimônio natural e os interesses da população”

 

Apesar de explorar o local há décadas, a Prefeitura de Bonito não possui autorização necessária da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). 

 

De acordo com os Promotores de Justiça, João Meneghini Girelli e Alexandre Estuqui Junior, também foi analisada a falta de prestação de contas dos valores obtidos dos turistas que visitam a Gruta do Lago Azul e o excesso de cortesias dadas pela Prefeitura de Bonito, sem qualquer justificação prévia ou fundamentação de interesse público.

 

Também foi solicitado com urgência a elaboração do Plano de Manejo do Monumento Natural da Gruta do Lago Azul, que deveria estar pronto desde 2006. O documento é uma condição indispensável para a reabertura da visitação. 

 

Confira na íntegra a nota do Imasul:

 

“O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) esclarece que a gestão de atividades turísticas junto ao Monumento Natural da Gruta do Lago Azul é feita pela Prefeitura Municipal de Bonito, mediante convênio firmado em 2004 e renovado em 2014. 

 

O Imasul tem cumprido com seu dever de fiscalizar e zelar pelo correto uso do espaço do ponto de vista ambiental e entende que existem condições mínimas necessárias para não haver interrupção nas visitações, considerando que a Gruta do Lago Azul é cartão postal do Estado e do Município de Bonito e atrai turistas do mundo todo interessados em conhecer suas belezas.

 

Com relação às ponderações levantadas pelo Ministério Público Estadual, o Imasul informa que ainda não foi notificado oficialmente e que, em momento oportuno, tomará as medidas que forem necessárias para defender o patrimônio natural e os interesses da população de Bonito e do Mato Grosso do Sul, sempre respaldado na legislação”.  

 

Saiba mais: MPMS recomenda interdição da Gruta do Lago Azul

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS