Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 06 de Julho de 2018, 16:18 - A | A

Sexta-feira, 06 de Julho de 2018, 16h:18 - A | A

Ação Social e cidadania

Instalação de parquinhos feitos com pneus pode gerar economia de mais de 69%

Lei que autoriza produção de parques infantis com material reaproveitado é sancionada

Flávio Brito
Capital News

Divulgação/PMCG

Instalação de parquinhos feitos com pneus pode gerar economia de mais de 69%

Projeto Arte com Pneus é responsável pelo reaproveitamento de 2.200 pneus, beneficiando cerca de 1.200 crianças

A Lei Municipal 6.035/18, que autoriza a criação do programa “Programa Arte com Pneus”, foi sancionada e publicada no Diogrande desta sexta-feira (6). A norma garante economia de pouco mais de 69% na instalação de equipamentos de lazer para crianças de Campo Grande. De acordo com valores repassados pela prefeitura da Capital, o custo de um parquinho de ferro é de R$ 2.150, incluindo um balanço, um escorregador e uma gangorra. Já o custo de produção dos mesmos brinquedos com pneus descartados é de R$ 664. 

 

O projeto de lei 8.728/17, que deu origem a legislação foi aprovado por unanimidade na Casa de Leis, em 7 de junho deste ano, e é de autoria dos vereadores Otávio Trad (PTB), Delegado Wellington (PSDB), Eduardo Romero (Rede), Gilmar da Cruz (PRB) e André Salineiro (PSDB). 

 

Com sanção da lei, escolas municipais, Centros de Educação Infantil (Ceinfs) e praças públicas poderão receber parques infantis fabricados por apenados do sistema prisional estadual, tendo como matéria-prima pneus descartados. O projeto surgiu a partir da iniciativa de Felipe Augusto da Costa Souza, professor da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e de Vinicius Saraiva de Oliveira, agente penitenciário estadual. 

 

Até momento, o Projeto Arte com Pneus é responsável pelo reaproveitamento de 2.200 pneus, beneficiando cerca de 1.200 crianças de Centros de Educação Infantil de Campo Grande.  Já participaram do projeto 40 internos do regime fechado, e 25 apenados do regime de semi-aberto. 

 

Comente esta notícia

Adriano de Paula 27/04/2021

um parquinho de pneus não oferece riscos nem de longe comparado a peças de ferro e concreto, hoje vemos bancos pontiagudos e as ferragens desgastadas que machucam e muito as crianças os pneus precisa ter critérios na execução de um projeto, não é qualquer pneu que serve e os brinquedos precisam ser muito bem organizados, pensando sempre no bem estar das crianças

positivo
0
negativo
0

Rafael 18/09/2018

Parquinhos devem ser fabricados e construidos seguindo normas de segurança (ABNT). Pneus e madeiras oferecem riscos à segurança das crianças, principalmente depois de algum tempo de uso. É a famosa economia boba: pelas contas apresentadas na reportagem haveria uma economia de aproximadamente 60% mas não se considera os riscos que tais parquinhos poderão oferecer. Pneus precisam ser reciclados e não reaproveitados!

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS