Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 10 de Outubro de 2018, 15:54 - A | A

Quarta-feira, 10 de Outubro de 2018, 15h:54 - A | A

Internacional

Interpol detém 29 haitianos que seguiam para Corumbá

Haitianos teriam andado dois dias a pé para chegar na Bolívia e entrar no Brasil

Leonardo Cabral
De Corumbá para o Capital News

Reprodução El Deber

Interpol detém 29 haitianos que seguiam para Corumbá

Haitianos serão expulsos da Bolívia

A Interpol deteve 29 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, de nacionalidade haitiana, nesta terça-feira (09). Eles estavam na cidade de Santa Cruz de La Sierra, tentando chegar até Corumbá.

Os haitianos, tinham entrado de forma irregular na Bolívia, pelo Chile. Conforme o chefe da Interpol, naquela cidade, Paúl Saavedra, os estrangeiros chegaram na Bolívia em um ônibus de viagem depois de uma longa viagem.

“Em depoimento, eles disseram que saíram de Santiago, no Chile, com destino a Iquique, onde então, percorreram dois dias a pé pela estrada até encontrar um ônibus de viagem que os trouxeram até à Bolívia”, explicou Paúl em entrevista ao El Deber.

Ainda conforme ele, os haitianos chegaram à Cochabamba, onde se reuniram com outros cidadãos. “Embora os estrangeiros tenham documentos legais, sua entrada no país não é a correta, porque eles não foram selados com nenhuma autoridade de imigração, porque eles passaram pelos controles evitando a fiscalização”, falou.

Diante da situação, a Interpol encaminhou os 29 haitianos, para a migração ontem (09) para sua expulsão ao Chile. Muitos têm até 5 crianças no Haiti. Eles chegaram ao Chile para trabalhar na colheita de frutas, mas eles buscam chegar até o Brasil, entrando por Corumbá, muitas vezes sem recurso.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS