Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 08 de Março de 2018, 17:54 - A | A

Quinta-feira, 08 de Março de 2018, 17h:54 - A | A

Embargo

Justiça cancela evento por falta de segurança no acesso ao local

1ª Festa Carapé estava programada para os dias 9, 10 e 11 de março, mas condições de acesso e livre comércio de bebidas alcoólicas motivaram pedido do MPF

Flávio Brito
Capital News

A Justiça Federal deferiu pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul e suspendeu a realização da “1ª Festa Carapé do Rancho ACQM”, no município de Jaraguari (MS). A festa estava programada para os dias 9, 10 e 11 de março, no rancho da própria Associação Campo-grandense de Criadores de Quarto de Milha (ACQM), localizado no KM 503 da BR-163.

 

De acordo com as informações divulgadas pela Procuradoria da República no Estado, o cancelamento do evento tem como objetivo garantir a segurança dos usuários da rodovia, devido às diversas irregularidades apontadas na realização do evento.  O acesso à ACQM é embargado desde 2008, devido às condições de acesso e de localização. Durante a 18º Festa do Carapé, realizada em fevereiro de 2008, foram registradas ocorrências envolvendo acidentes com vítimas fatais, apreensão de veículos e condutores alcoolizados.

 

Após ser impedida de organizar outros eventos no local, a Associação transferiu a realização de novas festas para a sede da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), localizada em área urbana. Hoje, no entanto, tenta voltar a oferecer festas no rancho.

 

Conforme apurado pelo MPF e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acesso foi embargado pelo DNIT pela falta de condições de permitir o livre tráfego de veículos. Isso, aliado ao histórico de periculosidade daquele ponto da pista. A  venda de bebidas alcoólicas durante a festa aumentaria consideravelmente o risco de acidentes na região, afirma o MPF, em nota da assessoria. 

 

Em reunião realizada com a ACQM na sede do MPF no dia 5 de março, também foi constatado que a Associação não conta com alvará junto ao Corpo de Bombeiros nem autorização da Polícia Militar, Polícia Civil, PRF ou CCR MSVia para realização do evento. A assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a suspensão da festa até a regularização da situação da ACQM perante os órgãos de segurança foi proposta. No entanto, o representante da Associação recusou-se a assinar, alegando grandes prejuízos financeiros em caso de cancelamento do evento.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS