Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 21 de Novembro de 2017, 19:15 - A | A

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017, 19h:15 - A | A

CHUVAS

Leito dos rios sobem acima do limite durante outubro chuvoso

A maior ocorrência de chuvas acontece nos municípios da região do Pantanal

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Arquivo Semagro

Leito dos rios sobem acima do limite durante outubro chuvoso

A cheia no rio Miranda em 2016 quase encobriu a ponte do município, foram registrados 235,6 milímetros de chuva a mais em outubro deste ano

 

Em 20 dos 27 pontos monitorados pelo Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), foi registrado aumento de chuvas durante outubro, em comparação com o mesmo mês em 2016. O resultado causa preocupação. Os leitos de alguns rios subiram acima do limite de alerta, provocando alagamentos.

 

A maior ocorrência de chuvas acontece nos municípios da região do Pantanal. No ponto de monitoramento da localidade de Nhumirim, próximo a Corumbá, foram registrados 53,2 milímetros de chuva, em outubro do ano passado, e 223 milímetros neste ano. Miranda também saltou de 68,8 para 304,4 milímetros de chuva. 

 

A coordenadora técnica do Cemtec, Franciane Rodrigues ressalta que o mês de novembro também deve registrar chuvas acima da média, embora não exista nenhum sistema de grande escala que possa provocar uma elevação acentuada no índice pluviométrico.

 

Alagamento

As populações de municípios servidas por rios já começam a se preocupar com os alagamentos. O rio Miranda já registrou sete metros de lâmina d’água, quando o normal de seu leito é quatro metros.

 

Outro rio que com elevação anormal do leito para esta época do ano é o Coxim. O nível normal é de três metros, mas foi registrado 4,51 metros.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS