Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018, 11:12 - A | A

Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018, 11h:12 - A | A

TAPA-BURACO

Mais de 24 mil buracos foram tapados na Capital

Equipes estão encontrando dificuldade devido a vazamentos e chuva

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação / PMCG

Mais de 24 mil buracos foram tapados na Capital

As equipes estão atendendo as vias de maior movimentos e as que servem de itinerário ao transporte coletivo

Equipes de tapa-buraco estão trabalhando em todas as regiões de Campo Grande. Já foram tapados mais de 24,2 mil buracos nos últimos 17 dias úteis.

 

As equipes estão atendendo as vias de maior movimentos e as que servem de itinerário ao transporte coletivo. Na quarta-feira (17), por exemplo, 23 equipes estão trabalhando nas sete regiões da cidade, em bairros como Moreninhas, Jockey Club, Vila Glória, Vila Bandeirantes e Vilas Boas.

 

Chuvas

Segundo o engenheiro Edvaldo Aquino, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, que supervisiona o serviço, em um dia de condições climáticas adequadas, cada equipe sai da usina com 20 toneladas de massa asfáltica, o suficiente para trabalhar por 10 horas. Nos dias em que a meteorologia prevê chuva no período da tarde, as empresas encomendam metade do material.

 

Outra dificuldade que o pessoal de campo está identificando é o surgimento de buracos em locais onde aparecem vazamento da rede de água. “Já houve dias em que identificamos 20 pontos de vazamento que danificaram o asfalto. Nestas situações, a concessionária é notificada, assumindo a responsabilidade de tapar o buraco após resolver o problema de água”, explica Edvaldo.

 

O secretário de Infraestrutura e Serviços, Rudi Fiorese, explica que vai demorar um pouco para a população notar a melhoria do pavimento, devido ao período de chuvas. “A equipe faz o remendo hoje. No dia seguinte, chove e aparece outro buraco, já que boa parte do pavimento de Campo Grande, com mais de 30 anos, está desgastado, praticamente sem capacidade de absorver a umidade”, detalhou.

Como medida preventiva, tão logo passe o período de chuva mais intenso, está previsto o revestimento asfáltico de alguns trechos onde o tapa buraco for feito. “Este material funciona como impermeabilizante do pavimento, devolvendo sua capacidade de absorver a umidade provocada pela chuva”, explica o secretário.

 

Licitação

A licitação do tapa-buraco atraiu 22 empresas, com 84 propostas para sete lotes, sendo um por região urbana da cidade.  Algumas empresas disputaram mais de um lote. A disputa barateou em 22,38% o valor dos contratos, válidos por um ano, gerando uma economia de mais de R$ 9,8 milhões.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS