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Cotidiano Segunda-feira, 25 de Dezembro de 2017, 10:40 - A | A

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SALDO POSITIVO

Mais de 40 mil alunos tiveram aulas de educação ambiental

Aulas são ministrados por meio de projeto social

Laura Holsback
Capital News

Mais de 40 mil alunos, entre crianças e adolescentes, da rede pública e privada de ensino em Mato Grosso do Sul tiveram aulas de educação ambiental neste ano de 2017. O balanço foi divulgado pelo projeto Florestinha, responsável pela disciplina extracurricular. 

 

Conforme as informações, o projeto esteve presente em 102 escolas públicas e privadas de 16 municípios do Estado. Em 2015 foram atendidos 11.862 alunos da Capital e do interior. Já em 2016 o atendimento foi ampliado para 21.705. Neste ano, os grupos do projeto atenderam escolas dos municípios de Campo Grande, Rio Brilhante, Três Lagoas, Ladário, Corumbá, Iguatemi, Rochedo, Água Clara, Camapuã, Terenos, Juti, Bandeirantes, Rochedo, Sidrolândia, São Gabriel do Oeste e Ribas do Rio Pardo.

 

Atualmente são 10 equipes de Florestinhas das duas Unidades de Campo Grande realizando Educação Ambiental na Capital e no interior. A Unidade do Projeto do Parque Cônsul Assaf Trad é também um Centro de Educação Ambiental (CEA/Florestinha) de recepção de estudantes, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) da Capital.

 

Divulgação

Mais de 40 mil alunos tiveram aulas de educação ambiental em MS neste ano

Projeto aumenta a cada ano atendimento em escolas

Os trabalhos são realizados em forma de oficinas temáticas, pelas crianças e adolescentes do

Florestinha, supervisionados por um policial militar ambiental. As oficinas temáticas são:

1.Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos;

 

2.Visitação ao museu de animais e peixes empalhados, com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, tráficos, etc;

 

3.Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: águas, desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos etc;

 

4.Montagem artificial do Ciclo da Água, com palestras relacionadas a temática das águas no planeta;

 

5.Casa da Energia – com palestra sobre economia energia, matriz energética e fontes renováveis, etc;

 

6.Plantio de mudas nativas, com palestra sobre desmatamento, erosões e importância da flora, etc;

 

7.Palestra Geral – palestra executada por um Florestinha para a sensibilização dos estudantes sobre os vários temas ambientais, de forma que os alunos entendam que o ambiente é um complexo e que afetar o seu equilíbrio gera problema de qualidade de vida, tendo em vista que tudo que usamos, comemos, bebemos, respiramos vem do ambiente.

 

8.Além das oficinas e palestras são realizadas discussões de vários temas ambientais entre os alunos e as crianças do Florestinha, supervisionadas pelos policiais militares ambientais.

 

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