Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 20 de Junho de 2018, 18:35 - A | A

Quarta-feira, 20 de Junho de 2018, 18h:35 - A | A

Sustentabilidade

Manutenção do Parque das Nações será feita com veículo elétrico

Veículo foi cedido ao Estado e a garagem doada pela empresa, que pretende instalar uma montadora em Mato Grosso do Sul

Flávio Brito
Capital News

O Parque das Nações Indígenas recebeu um carro utilitário elétrico e uma garagem fotovoltaica. A entrega das chaves ocorreu nesta quarta-feira (20) ao governador Reinaldo Azambuja, que experimentou o veículo, cedido pela Brave-Brasil. Com autonomia de 100 quilômetros e capacidade de até 400 quilos de carga, o carro multifuncional será usado na manutenção e monitoramento de um dos cartões postais da Capital.

Chico Ribeiro/Governo de MS

Manutenção do Parque das Nações será feita com veículo elétrico

Chaves foram entregues ao governador nesta quarta-feira (20)

 

O veículo foi cedido ao Estado e a garagem doada pela empresa, que pretende instalar uma montadora em Mato Grosso do Sul, como havia antecipado o Capital News. Da energia obtida pelas placas fotovoltaicas da garagem, de 20% a 30% será usada para abastecer o utilitário. O excedente de energia será usado nos prédios do parque.

 

Para o governador a principal vantagem é a sustentabilidade. “Você tem aqui essa garagem que gera a energia, abastece o carro e o excedente vai para os prédios ao lado. Então, você economiza a energia, o combustível. O veículo não polui”, disse.

 

“Esse utilitário economiza oito vezes em relação a um carro a gasolina”, acrescentou o representante da empresa, Humberto Silva.

 

Sobre a implantação da montadora em Mato Grosso do Sul, Humberto Silva explicou que a empresa quer aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Estado, a Rota Bioceânica e o Porto Seco. Em um primeiro momento, a empresa irá atender hotéis, resorts, pequenos e médios municípios e regiões agrícolas. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, acredita que a montadora poderá ser instalada em Mato Grosso do Sul nos próximos meses.

 

Conforme antecipou a reportagem do Capital News, em setembro de 2017, A unidade deve ser instalada em Campo Grande e a previsão é de que ela entre em funcionamento em até 120 dias após a aprovação do projeto. A planta vai produzir 100 veículos por mês e gerar de 40 a 60 empregos diretos. A empresa vai utilizar tecnologia nacional para a produção. 

 

De início estão previsto a fabricação de três modelos: BR Bus, um micro ônibus para até 12 lugares podendo chegar a 24 com reboque; BR Truck, um utilitário urbano para 650 kg e uma vasta gama de carrocerias; e o BR Cross, um veículo multiuso urbano para dois e quatro passageiros podendo ser utilizados em “deliveries”, correios, exemplificou o executivo da empresa, à época. A Brave não fará conversão, os veículos produzidos serão 100% elétricos.

 

Também participaram da agenda o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, e o deputado estadual, Paulo Corrêa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS