Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 04 de Julho de 2018, 17:32 - A | A

Quarta-feira, 04 de Julho de 2018, 17h:32 - A | A

EM CAMPO GRANDE

Maquiador morre por leishmaniose, após três internações

Josimar Pereira chegou a ficar 15 dias internado no CTI

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Reprodução / Facebook

Maquiador morre por leishmaniose, após três internações

O maquiador morreu em Campo Grande, nesta quarta-feira (04)

O maquiador Josimar Pereira morreu, após ficar 15 dias internado por leishmaniose no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) do Hospital El Kadri, em Campo Grande, nesta quarta-feira (04). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o óbito ainda não foi notificado. Até o momento, foram registradas 69 casos da doença e três mortes.

 

Josimar procurou serviços privados de saúde e chegou a ser internado três vezes. De acordo com relatos do rapaz nas redes sociais, somente na última internação, em 04 de junho, que o diagnóstico foi concluído. 

Reprodução / Facebook

Maquiador morre por leishmaniose, após três internações

O jovem procurou atendimento médico pela primeira vez no dia 25 de maio, no Hospital da Cassems. O maquiador disse estar com tosse há mais de duas semanas. Segundo os relatos, ele não teria melhorado e procurou novamente uma unidade de saúde, em 31 de maio. “Aquele dia fui no hospital e (o médico) me passou um monte de remédio e nada... Agora tomei na veia e fiz raio-x pra ver se tinha algo. Mais de 3 semanas já”. Os exames teriam apontado anemia no sangue e pneumonia. 

 

Sobre a doença

A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa, transmitida pelo mosquito palha. Entre os sintomas estão febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular, anemia e outras manifestações. 

 

De acordo com a Sesau, foram notificados 240 casos de leishmaniose visceral e oito mortes, em 2017. Apesar de grave, a doença tem tratamento gratuito disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

O contágio acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais e depois picam o homem, transmitindo o protozoário leishmania chagasi. A prevenção ocorre através do combate ao inseto.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS