Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2017, 09:38 - A | A

Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2017, 09h:38 - A | A

Sistema carcerário

Mato Grosso do Sul tem um dos menores índices de presos provisórios

Juízes têm buscado alternativas para reduzir superlotação nos presídios

Natália Moraes
Capital News

Conforme relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a situação carcerária no Brasil, Mato Grosso do Sul é o segundo estado do país com menor percentual de presos provisórios.

O relatório foi divulgado pelo CNJ na quinta-feira (23). Hoje, o estado tem mais de 15 mil presos e destes 15,1% ainda aguardam julgamento.

Para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), o número mostra a opção dos juízes em encontraram formas de evitar que os presídios fiquem ainda mais lotados com penas alternativas. Hoje, o sistema carcerário do estado tem o dobro da capacidade de presos.

Algumas das medidas são o trabalho de presos no regime semiaberto e aberto, prestação de serviços à comunidade ou pagamento de pecúnias – os valores arrecadados são direcionados a projetos que atendem à comunidade. Outra medida é o uso de tornozeleiras eletrônicas.

O levantamento foi elaborado em janeiro de 2017, diante da crise no sistema carcerário brasileiro. De acordo com CNJ, hoje o país tem 654.372 presos. Desse total, mais de 433 mil já foram condenados e pouco mais de 221 mil estão em situação provisória.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS