Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 10 de Novembro de 2017, 09:02 - A | A

Sexta-feira, 10 de Novembro de 2017, 09h:02 - A | A

PRESÍDIOS

Mostra Cultural em presídios celebra história dos 40 anos de emancipação de MS

Os internos matriculados nos ensinos regulares confeccionaram artesanatos, poesias, pinturas, mapas, maquetes

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Assessoria/Governo

Mostra Cultural em presídios celebra história dos 40 anos de emancipação de MS

Cerca de dois mil reeducandos desenvolveram atividades artísticas e culturais com o tema que celebra a emancipação do Estado.

 

A 14ª edição da Mostra Cultural em presídios do Estado teve como tema “40 anos de História e Cultura Sul-Mato-Grossense”. Este ano, mais de 1,9 mil reeducandos de 27 estabelecimentos penais, espalhados em 18 municípios do Estado, desenvolveram atividades artísticas e culturais com o tema que celebra a emancipação de Mato Grosso do Sul.

Os internos matriculados nos ensinos regulares confeccionaram artesanatos, poesias, pinturas, mapas, maquetes, frutos de estudo e pesquisa realizada durante as aulas.

As atividades do projeto fazem parte do calendário escolar e são multidisciplinares. Os reeducandos aprendem sobre os aspectos da cultura e da história do Estado, através das disciplinas estudadas em sala.

Na Penitenciária Estadual de Dourados, cerca de 240 internos desenvolveram atividades artísticas sobre a erva-mate tereré, a influência gaúcha, o agronegócio, a produção de grãos, a confecção de poemas e quadros.

Em Ponta Porã, os internos da Unidade Penal “Ricardo Brandão” (UPRB) transformaram materiais que seriam descartados em arte. As obras foram expostas no Centro de Convenções da cidade, e que agora estão decorando o ambiente da unidade prisional.

No Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste (EPFSGO), as reeducandas enfatizaram a diversidade cultural de Mato Grosso do Sul e a imigração das diversas culturas. Além disso, houve leitura sobre o desenvolvimento do Estado, confecção de cartazes, filmes e comidas típicas.

Em Jateí, no Estabelecimento Penal Feminino “Luiz Pereira da Silva”, foram feitas apresentação de músicas, danças, poesias, artesanato, além de comidas regionais e roda de tereré.

O evento é realizado pela Agepen em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED). As atividades educacionais e de assistência desenvolvidas nos presídios do Estado são coordenadas pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen (DAP).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS