Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 20 de Maio de 2011, 17:15 - A | A

Sexta-feira, 20 de Maio de 2011, 17h:15 - A | A

MS atinge 97% dos municípios em comprovação de gastos do Bolsa Família

Jefferson Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Mato Grosso do Sul atingiu 97,44% de seus municípios na comprovação de gastos do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) referente ao ano de 2009 do programa Bolsa Família. O índice mostra que 76 municípios comprovaram seus gastos, enquanto apenas dois municípios não fizeram a sua comprovação dentro do prazo. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), os municípios que não fizeram este procedimento têm até o dia 31 de maio para prestar as informações.

Os recursos do IGD-M são destinados exclusivamente às ações administrativas do Programa Bolsa Família pela gestão local. A obrigatoriedade da apresentação para o recebimento do repasse mensal passou a valer a partir de 2011 sobre os gastos ocorridos dois anos atrás. A suspensão não prejudica as 12,9 milhões de famílias atendidas pelo programa. Os beneficiários continuam sacando os valores normalmente nas datas previstas no calendário anual de pagamento.

Segundo dados do MDS, o índice nacional foi superior a 93%, número considerado positivo. As prefeituras que tiverem as contas rejeitadas ou aprovadas parcialmente não receberão o pagamento de junho e voltarão a ter o repasse apenas quando a situação for resolvida. Após essa data, o sistema permanecerá aberto para que o município resolva as pendências e ainda comece a trabalhar sobre a prestação de contas de 2010.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS