Quarta-feira, 17 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 30 de Dezembro de 2017, 08:47 - A | A

Sábado, 30 de Dezembro de 2017, 08h:47 - A | A

TURISMO

MS se associa à Adventure Travel Trade Association

Mato Grosso do Sul é o primeiro estado brasileiro a fazer parte de uma das mais importantes associações de turismo de aventura do mundo

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Alexis Prappas / Governo de MS

MS se associa à Adventure Travel Trade Association

MS é o primeiro estado brasileiro a fazer parte da ATTA

 

Mato Grosso do Sul é o primeiro estado brasileiro a fazer parte da Adventure Travel Trade Association (ATTA), uma das principais organizações promotoras do ecoturismo e turismo de aventura do mundo. 

 

A entidade reúne mais de 1,1 mil associados de 90 países. As principais operadoras de viagens, jornalistas, órgãos ligados ao ecoturismo e o turismo de aventura fazem parte da ATTA. No estado, o Bonito Convention Visitors Bureau, as prefeituras de Corumbá e Bonito integram o time.

 

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, explica que a parceria é importante para outras ações no ano de 2018, focadas no mercado de operadoras especializadas em turismo de aventura.

 

O Governo do Estado, através da Fundtur, já participou da Adventure Travel World Summit (ATWS) em Salta, com ação de promoção do turismo e cultura sul-mato-grossenses,. Também foi destaque com uma palestra sobre os impactos econômicos do ecoturismo. Além dessas ações, o turismo de MS foi parceiro na Adventure Week Pantanal & Bonito em 2016, na realização de um famtour com 15 operadores e 5 jornalistas internacionais especializados.

 

Wendling explica que a continuidade de ações permite que MS se destaque para o público especializado em ecoturismo e turismo de aventura, colocando o estado como um destino altamente relevante no setor.

 

Segundo a gerente regional da ATTA na América Latina, Gabriella Stowell, um dos objetivos da associação é aliar bons negócios à preservação do meio ambiente e às culturas tradicionais. “Por ano, são mais de 265 bilhões de dólares que o ecoturismo e o turismo de aventura fazem girar no mundo. O mais importante é que o trabalho de todos os associados é focado também na proteção do meio ambiente e das comunidades tradicionais, para que sejam preservadas as belezas naturais e cultura dos destinos,” enfatiza.

 

Dados do setor

Cerca de 56,8% das viagens de turistas estrangeiros ao Brasil são motivadas pelo segmento de lazer. O ecoturismo e o turismo de aventura representam aproximadamente 20% dessa motivação. Os dados são do estudo da Demanda Turística Internacional, realizado pelo Ministério do Turismo. De acordo com a ATTA, o Brasil é um dos principais destinos de ecoturismo e turismo de aventura do mundo.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS