Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 01 de Dezembro de 2018, 12:18 - A | A

Sábado, 01 de Dezembro de 2018, 12h:18 - A | A

RECONHECIMENTO

MS se destaca em prêmio do Ministério Público do Trabalho contra o trabalho infantil

Evento tinha como objeto, a sensibilização de crianças e adolescentes para o tema

Leonardo Barbosa
Capital News

Divulgação

MS se destaca em prêmio do Ministério Público do Trabalho contra o trabalho infantil

Mato Grosso do Sul foi destaque nas categorias curta-metragem, música e esquete teatral

Sensibilizar crianças e adolescentes sobre os malefícios do trabalho infantil. Esse é um dos objetivos do Prêmio MPT na Escola, que teve a cerimônia de encerramento da sua 3ª edição realizada, no dia 28 de novembro, na Procuradoria-Geral do Trabalho em Brasília. O evento contou com a participação de cerca de 400 pessoas entre estudantes, professores, procuradores e demais autoridades.

 

Foram selecionados os melhores trabalhos dentre os vencedores nas etapas estaduais. Participaram da disputa alunos do ensino fundamental de 386 municípios localizados em 11 estados e no Distrito Federal. Os estudantes concorreram em seis categorias: contos, curtas-metragens, esquetes teatrais, músicas, desenhos e poesias sobre o combate ao trabalho infantil. As atividades foram divididas em dois grupos, sendo a primeira com alunos do 4º e 5º anos e a segunda com alunos do 6º e 7º anos. Cada vencedor ganhou uma medalha e um tablet.

 

Na solenidade, a coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), procuradora Patrícia Sanfelice, ressaltou que a iniciativa tem como objetivo a conscientização sobre esse problema. “O MPT na Escola é um projeto que nos aproxima da sociedade a partir das escolas, permitindo chegar com o tema trabalho infantil a espaços que não eram explorados por nós. Há possibilidade de dialogar com o professor, de conscientizá-lo para que sensibilize os alunos e esses levem para as respectivas casas e comunidades os malefícios do trabalho infantil, os mitos que estão em torno dele”, disse.

 

Presente à cerimônia, o procurador-geral do MPT, Ronaldo Fleury, destacou a importância em devolver à sociedade a confiança que ela deposita na instituição por meio de iniciativas como o Prêmio MPT na Escola. “Se a gente puder olhar para trás e falar ‘eu consegui mudar a vida de alguém para melhor’, eu posso falar ‘eu tive sucesso’”, sublinhou.

 

MS na primeira fila

Na categoria curta-metragem para alunos do 4º e 5º anos, o primeiro lugar ficou com a Escola Municipal Nelson Mangabeira, situada na cidade de Ladário/MS. Suellen Santos Pereira, 9 anos, que ajudou na produção do telejornal A peteca não pode cair, contou o que aprendeu sobre trabalho infantil. "Crianças não podem trabalhar e se alguém vir algo errado tem que denunciar para o Ministério Público do Trabalho", aconselhou a garota.

 

Já o âncora do programa Joanderson Gomes da Penha, 10 anos, disse que observar situações cotidianas foi muito importante para assimilar a lição. "Há muitas crianças que trabalham nas ruas e isso prejudica não só os estudos, mas a saúde delas. Em Brasília, vi uma criança vendendo pipoca no sinal e fiquei muito triste", comentou.

 

Ao falar sobre a inspiração para o trabalho, Fátima Aparecida Marques Fontes, professora deles, lembrou que a ideia surgiu de pesquisas em torno das ações desenvolvidas no Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) e da história de vida do procurador Antônio de Oliveira Lima, idealizador dessa iniciativa. “Descobri que ele também trabalhou na infância. Porém, a vontade de continuar com os estudos prevaleceu e permitiu que alcançasse seus sonhos. Temos muitas crianças carentes em nossa comunidade, que identificaram semelhanças com o senhor Antônio e aprenderam que tudo é possível, basta acreditar e esforçar para que os sonhos se tornem realidade”.

 

 

Ainda na categoria curta-metragem, alunos do 6° e 7º anos da Escola Municipal Professor Delmiro Salvino Bonin, em Nova Andradina/MS conquistaram a primeira colocação. A projeção nacional do Estado de Mato Grosso do Sul também ocorreu nas categorias música – 2ª colocação para a Escola Municipal Professora Efantina de Quadros, em Nova Andradina – e esquete teatral – 3º lugar para a Escola Municipal Rui Barbosa, em Caarapó –.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS