Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 28 de Agosto de 2018, 09:49 - A | A

Terça-feira, 28 de Agosto de 2018, 09h:49 - A | A

ENCONTRO

MS sedia o 3º Circuito de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira

Evento vai acontecer nesta terça (27) e quarta-feira (28) em Costa Rica

Flávio Veras
Capital News

Acontece em Mato Grosso do Sul o 3º Circuito de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira na próxima quarta-feira (29), em Costa Rica (MS). Além disso, a programação do circuito ainda traz uma audiência pública nesta terça-feira (28), às 19h, para debater a exploração do gás de xisto nos municípios da região.

 

De acordo com a organização do evento, esse primeiro encontro contará com a presença de um especialista no assunto: o doutor em planejamento energético, Silvio Jablonski, representante da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). O objetivo da audiência e discutir com profundidade os aspectos positivos e negativos da extração do gás, potencialmente explorável no subsolo dos três estados.

 

O gás de xisto é explorado nos Estados Unidos desde o começo do século XXI, onde é utilizado como fonte de geração de energia elétrica para indústrias e residências. No Brasil, embora ainda não exista nenhum poço perfurado para extração do combustível fóssil, a ANP está leiloando o subsolo de diversos estados brasileiros com potencial para exploração do recurso natural.

 

É a segunda audiência pública que acontece em Costa Rica para discutir a extração do gás de xisto. A primeira foi realizada pelo Legislativo costarriquense no mês de julho deste ano.

No entanto, Ambientalistas alertam que o processo de remoção do gás de xisto de rochas subterrâneas polui o solo e os lençóis freáticos. Já a indústria extratora e setores ligados ao Governo Federal alegam que o método de extração é seguro e não representa riscos ao meio ambiente.

 

Evento é aberto ao público. Porém, os interessados na obtenção de certificado de participação no evento terão que arcar com uma taxa de R$ 150 e devem se inscrever antecipadamente por meio do telefone (67) 3029-0856.

 

O 3º Circuito de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira é um evento promovido pela Câmara de Vereadores de Costa Rica, em parceria com o Executivo e a UCVMS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul). A iniciativa ocorre no Centro de Convivência do Idoso “Nosso Sonho”, localizado na Rua João Raimundo Justino, 396, Bairro Sonho Meu II. Outras informações podem ser obtidas obtidas através do telefone (67) 3247-1254.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS