Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 10 de Outubro de 2017, 10:28 - A | A

Terça-feira, 10 de Outubro de 2017, 10h:28 - A | A

DOENÇA

No mês de prevenção ao câncer, médico fala da importância da reconstrução da mama

Algumas mulheres optam pelo reconstrução da mama, mas outras com medo seguem frustradas

Laura Holsback
Capital News

Que anualmente o mês de Outubro é dedicado a ações de prevenção ao câncer de mama todos sabem. Também conhecem o objetivo que é o de incentivar as mulheres a criarem uma rotina de exames em busca do tratamento em fase ainda inicial. Porém, pouco se comenta diretamente sobre a importância da autoestima das pacientes após o enfrentamento à doença.

Divulgação

No mês de prevenção ao câncer, médico fala da importância da reconstrução da mama

Mês foi nomeado como "Outubro Rosa" para falar sobre a doença

É por isso que Paulo Hypacio, especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, fala sobre a reconstrução mamária, procedimento cirúrgico reparador que pode ser feito após a retirada parcial ou total da mama em decorrência do tratamento contra o câncer.

Segundo o médico, a maioria das mulheres que passam pela mastectomia tem indicação para a reconstrução. Algumas enxergam a cirurgia como uma oportunidade única de recomeçar e de se sentir bem com o corpo outras ainda enfrentam o medo e optam por não fazerem o transplante de prótese.

 

Direito
Desde 2013, pela Lei 12.802/2013, a paciente tem o direito de realizar a cirurgia reparadora por meio do SUS. Ela pode ser feita em seguida à retirada do tumor, quando houver condições médicas. “Caso a paciente não possa realizar a reconstrução imediatamente, a paciente deverá ser encaminhada para acompanhamento clínico para ser feita meses depois”, ressaltou o especialista.

A reconstrução da mama envolve prótese mamária, expansor de tecidos, tecidos, músculos e peles do abdômen ou músculo das costas com implante mamário. A cirurgia busca restaurar a mama considerando a forma, a aparência e o tamanho.

De acordo com o médico, os resultados estéticos são bastante satisfatórios e as mulheres que se submetem à reconstrução sentem-se muito melhor do que as que não a fazem. “A reconstrução mamária é um procedimento que é emocionalmente gratificante para a mulher que perdeu a mama devido ao câncer. O método melhora radicalmente sua autoestima, autoconfiança e qualidade de vida”, destacou Paulo Hypacio.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS