Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2017, 09:10 - A | A

Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2017, 09h:10 - A | A

Fé e devoção

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é instituída a padroeira de MS

Calendário Oficial de Eventos do Estado define 27 de junho como a data de comemoração à padroeira

Flávio Brito
Capital News

 

Deurico/Capital News

 Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro comemora 75 anos

Novena reúne 25 mil fiéis devotos da Santa

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi instituída como padroeira de Mato Grosso do Sul, apesar da polêmica entre deputados evangélicos e católicos. O projeto de lei foi aprovado em primeira votação na sessão desta quarta-feira (20).

 

O deputado Herculano Borges (SD), que é evangélico, pediu vistas ao projeto, mas teve sua solicitação barrada pelo  plenário da Assembleia, por 12 votos a 10, permitindo a manutenção do projeto na pauta. Além de Herculano, os deputados Lídio Lopes (PEN), Maurício Picarelli (PSDB) e Rinaldo Modesto (PSDB), todos evangélicos, foram contrários ao projeto.

 

Paulo Siufi (PMDB), autor do projeto, solicitou ao presidente da Casa, deputado Júnior Mochi (PMDB), que colocasse o projeto em discussão, lembrando que a matéria já havia passado pelas comissões. “A gente coloca em votação e os deputados acharem que devem aprovar, aprova. Se acharem que não, não aprova, qual é  problema?”, questionou o autor da proposta.

 

Herculano justificou que o Estado é formado por católicos, evangélicos, espíritas e pessoas que não professam nenhum tipo de fé, e que o projeto não poderia ser aprovado em detrimento da questão religiosa das pessoas que não professam a fé católica. Os deputados Zé Teixeira (DEM) e Cabo Almi (PT) argumentaram que o projeto deveria ser colocado em votação, e que o plenário deveria decidir sobre a instituição ou não da padroeira do Estado.

 

Lídio argumentou que havia recebido  ligações de fiéis católicos devotos de outros santos queriam uma pesquisa para definir a padroeira do Estado. “Mato Grosso do Sul era o único Estado da Federação que não tinha padroeira”, disse Siufi, ao agradecer aos colegas pela aprovação da proposta. Segundo o peemedebista, pelo menos 25 mil pessoas passam todas as quartas-feiras no Santuário de Nossa do Perpétuo Socorro, na novena dedicada a agora padroeira do Estado. 

 

A proposta aprovada também inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o dia 27 de junho como a data de comemoração à padroeira, mas não o classifica como feriado. Após um acordo de liderança, o projeto foi aprovado em 2º votação na sessão extraordinária e segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS