Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Domingo, 21 de Outubro de 2018, 09:19 - A | A

Domingo, 21 de Outubro de 2018, 09h:19 - A | A

SEGURANÇA DO TRABALHO

Número de acidentes de trabalho na indústria cai no MS

Levantamento da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda comparou ocorrências entre os anos de 2015 e 2017

Leonardo Barbosa
Capital News

Divulgação

Número de acidentes de trabalho na indústria cai no MS

As ocorrências tiveram queda de 80% nas indústrias responsáveis por fabricação de produtos não metálicos e nas fábricas de móveis

O número de acidentes de trabalho na indústria de transformação de Mato Grosso do Sul caiu de forma significativa entre os anos de 2015 e 2017, de acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho 2017, publicado recentemente pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda.

 

No período, as ocorrências tiveram queda de 80% nas indústrias responsáveis por fabricação de produtos não metálicos e nas fábricas de móveis. Nas indústrias de produtos elétricos os acidentes de trabalho caíram 81%. No setor de infraestrutura sul-mato-grossense, nas atividades da construção civil, como demolição e terraplanagem, a diminuição no número de acidentes caiu 40%.  

 

Já em todos os setores do mercado formal de Mato Grosso do Sul, para cada grupo de mil contratos trabalhistas ativos foram registrados pouco mais de 17 acidentes, nos anos de 2016 e 2017. O número representa queda de 15% nas ocorrências, em comparação com os dados divulgados pelo Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho 2014, quando pouco mais de 20 acidentes de trabalho foram registrados, em cada grupo de mil contratos trabalhistas, no estado.

Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda

Número de acidentes de trabalho na indústria cai no MS

Para especialistas da área, o esforço das indústrias e a atuação de entidades como o Serviço Social da Indústria, o SESI, na promoção da segurança e saúde do trabalhador estão contribuindo para a queda de acidentes nos ambientes das empresas.

 

“Muitas empresas não realizavam esse tipo de melhorias no ambiente de trabalho por completo desconhecimento da legislação. E o nosso papel é, literalmente, pegar na “mão” da empresa, dizer quais os tipos de legislação que existem e que ela tem de fazer para se enquadrar”, explica a Diretora de Segurança e Saúde no Trabalho, do SESI-MS, Adriana Sato.

 

No Brasil

 

O número de acidentes de trabalho caiu, durante os últimos anos, em todo o Brasil. De 2008 a 2017, a taxa de incidência no país passou de 22,98 para 13,74 acidentes a cada mil vínculos empregatícios, de acordo com a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS