Campo Grande Quarta-feira, 08 de Maio de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2018, 16:37 - A | A

Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2018, 16h:37 - A | A

VIOLÊNCIA

Número de feminicídios cai 21% em MS

Rose Modesto destaca importância de programas sociais realizados pela PM

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Chico Ribeiro / Governo de MS

Número de feminicídios cai 21% em MS

Governadora em exercício, Rose Modesto

O número de casos de feminicídio diminuiu em Mato Grosso do Sul. Foram Foram 27 casos em 2017, contra 34 no ano anterior, uma queda de 21%. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

 

Outro resultado divulgado pela Sejusp foi a resolução de quase todos os casos de feminicídio. Dos 27 registrados em 2017, um ainda não foi solucionado. O crime aconteceu no final do ano e ainda está sendo investigado.

 

A governadora em exercício, Rose Modesto, enfatizou a importância de programas sociais como o Florestinha e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), realizados pela Polícia Militar. Além disso, destacou a atuação da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, que atua de forma integrada com todas as secretarias e com diversos parceiros. “Temos que divulgar a cultura da paz. Queremos um dia dizer que nenhuma mulher morreu em Mato Grosso do Sul por seu companheiro”, afirmou.

 

A subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja, também ressaltou as ações de prevenção, educação e qualificação. “Continuamos preocupados e atuando para interiorizar as políticas de não violência. Todas as mulheres podem ser vítimas independentemente de idade, nível social, raça ou religião”, disse.

 

Ações

Em 2017, as ações, programas e projetos da Subsecretaria alcançaram 375 mil pessoas. A Campanha Agosto Lilás, por exemplo, chegou a 57 municípios e a mais de 60 mil alunos das escolas públicas, que receberam palestras sobre a Lei Maria da Penha.

Outra iniciativa de destaque é o Procedimento Operacional Padrão, POP Feminicídio, um manual com instruções do primeiro atendimento. O procedimento foi elaborado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Coordenadoria Geral de Perícias.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS