Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 13 de Março de 2019, 17:11 - A | A

Quarta-feira, 13 de Março de 2019, 17h:11 - A | A

NOTA

OAB/MS emite nota de repúdio contra crimes de feminicídio no Estado

Desde o início do ano, foram 8 mulheres assassinadas pelos companheiros e ex-companheiros em MS

Caroline Carvalho
Capital News

Reprodução

Laís Peres Rodrigues

Respectivamente: Carla Sampaio Tanan, de 36 anos, e Nadia Sol Neves Rondon, de 38 anos. Ambas foram vítimas de feminicídio no último domingo (10)

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), por meio da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar (Comcevid) emitiu nota de repúdio com relação aos casos recentes de feminicídio ocorridos no Estado, que já fez oito vítimas desde o início do ano. 

 

Só no último domingo (10), três mulheres foram assassinadas pelos seus companheiros ou ex-companheiros em Mato Grosso do Sul: Nádia Sol Rondon, em Corumbá, Laís Peres Rodrigues, em Alcinópolis e Carlas Sampaio Tanan, em Caarapó. 

 

A quantidade de mulheres mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero em um único dia chocou diversos agentes públicos, e várias entidades decidiram se manifestar a respeito. 

 

Em nota, a OAB destacou o trabalho da Comissão nos últimos anos para combater a violência contra a mulher, seja conscientizando a população sobre a Lei Maria da Penha e os mecanismos de proteção às vítimas, seja buscando instrumentos legais para protegê-las.

 

O órgão também repudiou os crimes, assim como a todo ato de violência contra a mulher, e disse que não será ‘complacente a tamanho desrespeito à dignidade humana e banalização da vida’. Por último, prestou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas, e a toda a sociedade. 

 

Confira na íntegra: 

OAB/MS

OAB suspende exame da ordem devido à greve dos caminhoneiros

Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS)

A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Mato Grosso do Sul, por meio da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar, COMCEVID, vem a público manifestar profundo sentimento de repúdio aos crimes de Feminicídio ocorridos em nosso Estado nos últimos dias, mencionando as vítimas Nadia Sol Neves Rondon, em Corumbá, Laís Peres Rodrigues, em Alcinópois e Carla Sampaio Tanan, em Caarapó, e todo o contexto de extrema violência a que foram submetidas.

 

Temos trabalhado arduamente, em parceria com órgãos dos governos Estadual e Municipal no combate a esse tipo desumano de violência, levando informação à população através de palestras de conscientização em escolas, Unidades Básicas de Saúde, igrejas, empresas, mantendo um canal aberto entre a OAB e a população para que sejam sanadas as dúvidas e os questionamentos sobre a Lei Maria da Penha, e principalmente, os mecanismos de proteção à mulher, amparados pela lei, e disponibilizados na Casa da Mulher Brasileira.

 

Diante de tão triste realidade que temos presenciado, não cessaremos de buscar meios e instrumentos legais para proteger a mulher, vítima de violência, seus filhos, seus órfãos, nos casos de feminicídio, trazendo repostas aos familiares que perdem suas mães, filhas, irmãs, netas, tias e à toda sociedade que tem sido tomada pelo horror das notícias diárias de mortes com requintes de crueldade.

 

Repudiamos de forma veemente esses atos de egoísmo extremo que faz o agressor de perder o lugar de parceiros dentro de casa e decidir subjugar, calar, destruir a mulher, namorada, esposa, mãe de seus filhos, movidos por sentimentos doentios e desprezo às mulheres e aos familiares, desintegrando uma família, por sentimento de posse e total descontrole.

 

Não nos conformaremos com as estatísticas estarrecedoras. Não seremos complacentes com tamanho desrespeito à dignidade humana e banalização da vida. Continuaremos levando auxílio, socorro às mulheres, e informação à população, que tem papel fundamental nessa luta, denunciando, auxiliando, protegendo qualquer mulher que esteja sofrendo qualquer tipo de agressão ou na iminência de sofrer.

 

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Mato Grosso do Sul, expressa sua solidariedade aos familiares e amigos das vítimas e à toda sociedade, reiterando o repúdio a todo ato de violência contra a mulher e mantendo-se firme no combate, prevenção e enfrentamento a tais crimes.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS