Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 09 de Maio de 2018, 15:55 - A | A

Quarta-feira, 09 de Maio de 2018, 15h:55 - A | A

SISTEMA PENITENCIÁRIO

Obras de novos presídios na Gameleira são vistoriadas

Uma das unidades masculinas, com 603 vagas, deve ser concluída até novembro deste ano

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

TJMS

Obras de novos presídios na Gameleira são vistoriadas

Vistoria foi realizada nesta terça-feira (08)

As obras no complexo penitenciário da Gameleira foram vistoriadas pelo supervisor da Coordenadoria das Varas de Execução Penal (Covep), o desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques. Estão sendo construídos três presídios: dois masculinos, com 603 vagas cada um, e um feminino, com 407 vagas.

 

O desembargador afirma que uma das unidades masculinas está adiantada e a expectativa é que até novembro seja encerrada a construção. “O outro não está tão avançado. Embora tenha progredido depois da última visita, em dezembro de 2017, acredito que não será possível sua utilização ainda este ano – mesmo que a construtora diga que está procurando concluir até o final do ano”, explicou durante a vistoria nesta terça-feira (08).

 

O contrato com a construtora do presídio feminino foi rescindido. Com a nova licitação as obras serão retomadas. “Foi possível verificar in loco o andamento e estágio da construção. Continuaremos acompanhando e faremos outras visitas para verificar se realmente respeitarão o cronograma apresentado pelas empresas”, afirmou.

 

Os novos presídios vão amenizar o excesso de lotação atual no sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul. Com as obras concluídas, o Poder Executivo também terá que fazer adequação do número de agentes, para atendimento adequado nas unidades.

 

Além do Des. Luiz Gonzaga Mendes Marques, estavam na vistoria Aud de Oliveira Chaves, diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Rafael Garcia Ribeiro, coordenador de Políticas Penitenciárias da Sejusp; Humberto Higa, engenheiro da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) , Fábio Alex Rodrigues, engenheiro da Sejusp, o agente penitenciário Virgílio Napoleão Sabino, entre outros.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS