Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 03 de Janeiro de 2018, 19:15 - A | A

Quarta-feira, 03 de Janeiro de 2018, 19h:15 - A | A

Serviço postal

Obrigatoriedade de nota fiscal em encomendas enviadas pelos Correios está em vigor

Medida vale para postagens de varejo e nota deve ser afixada do lado externo

Flávio Brito
Capital News

Está em vigor a exigência de apresentar nota fiscal nas encomendas sujeitas a tributação enviadas pelos Correios. Nenhuma encomenda será aceita nas agências sem que o documento esteja devidamente afixado externamente à embalagem.

 

“A postagem de qualquer mercadoria sujeita a tributação deve ser acompanhada do respectivo documento fiscal afixado na parte externa da encomenda. Para produtos que não estão sujeitos à tributação, o remetente - sob sua responsabilidade - poderá preencher uma declaração de conteúdo (disponível no site ou nas agências dos Correios), que também deverá ser fixada na parte externa”, afirmam os Correios, em nota.

 

“É importante ressaltar que essa regra não é nova para as postagens de pessoas jurídicas com os Correios. As empresas de e-commerce já adotam essa prática. A mudança se aplica principalmente para as postagens feitas no varejo, diretamente nas agências”, acrescenta a estatal responsável pelo serviço postal no país. 

 

Em dezembro de 2017, os Correios publicaram em seu portal aviso sobre a medida. Após essa publicação, alguns sites repercutiram o assunto, com o objetivo de informar principalmente quem compra e vende pela internet. “Contudo, algumas notícias publicadas trouxeram informações equivocadas”, diz o texto enviado à imprensa. Para esclarecer a todos, os Correios prepararam respostas para as principais dúvidas manifestadas sobre o assunto em seu blog

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS