Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 07 de Setembro de 2018, 09:51 - A | A

Sexta-feira, 07 de Setembro de 2018, 09h:51 - A | A

EDUCAÇÃO

Olimpíada do Conhecimento começa neste domingo em MS

Evento acontece no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande

Flávio Veras
Capital News

Fiems/Cedida

Olimpíada do Conhecimento começa neste domingo em MS

Evento tem o objetivo de estimular o interesse dos jovens pela educação profissional

Imagine buscar um curso de qualificação profissional e poder, a partir daí, representar o Brasil durante a Olimpíada Mundial das Profissões na Rússia em 2019? Jovens de todo o País estarão concentrados no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), a partir deste domingo (09/09), para as seletivas brasileiras da WorldSkills Kazan.

 

Trata-se de uma bateria de provas práticas para a competição internacional que integra a programação da Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Sesi com apoio do Sesi e IEL como forma de estimular o interesse dos jovens pela educação profissional e apontar as tendências no mundo do trabalho. 

 

Durante quatro dias de provas, indo até o dia 14 de setembro, 27 jovens serão desafiados a executar, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade, tarefas do dia a dia do trabalho nas ocupações de “Instalações Elétricas Prediais” e “Controle Industrial”, mostrando excelência técnica, concentração e garra de campeão para conseguirem a medalha de ouro e conquistarem uma vaga no mundial de 2019. 

 

Segundo o gerente de gestão em tecnologia e inovação do Senai de Mato Grosso do Sul, Leandro Schneider, o evento é um dos maiores do mundo em educação profissional e as seletivas da WorldSkills Kazan são uma oportunidade de representatividade do Estado. “Para Mato Grosso do Sul, é uma forma de mostrarmos o que temos de mais moderno em tecnologias educacionais e toda a nossa capacidade de atendimento, demonstrando como o Senai prepara seus alunos para o mercado de trabalho”, afirmou. 

 

 

Internacional

O formato das seletivas no Brasil permite que moradores de todos os estados visitem os locais das provas e conheçam os cursos do Senai, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas. As provas vão ocorrer em 35 cidades de todos os Estados e do Distrito Federal. Neste ano, as provas terão como novidade o mesmo formato do torneio mundial. 

 

Os competidores passarão, durante quatro dias, pelas mesmas horas que serão exigidas em cada desafio na Rússia e materiais muito semelhantes aos que serão utilizados de fato no mundial. Um grupo de 333 avaliadores vai dar notas a cada um dos participantes. Nas provas, os competidores com os melhores desempenhos recebem medalhas de ouro, prata e bronze. 

 

As provas aplicadas na competição têm como base as qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e as atualizações tecnológicas das empresas. O desempenho dos alunos nas disputas forma um conjunto de indicadores que ajuda o Senai a avaliar a qualidade da educação profissional e atualizar os currículos das suas escolas. Com isso, a instituição mantém seus cursos sintonizados com as necessidades das empresas, facilitando o ingresso de seus alunos no mercado de trabalho.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS