Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018, 17:36 - A | A

Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018, 17h:36 - A | A

CUIDADO

Período de chuva e altas temperaturas aumentam proliferação de escorpiões

No último ano, houve um aumento de 110% de incidentes com escorpiões na Capital

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação / PMCG

Período de chuva e altas temperaturas aumentam proliferação de escorpiões

São necessários alguns cuidados para evitar incidentes

O período de chuva e altas temperaturas contribuem para a proliferação do escorpião. Consequentemente, o número de casos de acidente envolvendo o aracnídeos também aumenta.

 

De janeiro a dezembro de 2016 foram registrados 70 incidentes com escorpiões na Capital, de acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Em 2017, foram registrados 147 casos, um crescimento de 110%.

 

A médica veterinária e coordenadora do CCZ de Campo Grande, Iara Helena Domingos, explica que, devido às chuvas e altas temperaturas, há um aumento na reprodução destes animais e maior oferta de alimentos. “É a combinação ideal para que haja a maior proliferação. Todos estes fatores contribuem para isso, por isso é preciso que a população mantenha-se vigilante e tome alguns cuidados para evitar incidentes”, reforça.

 

Os números deste ano ainda não estão disponíveis. Entretanto, os casos têm se tornado cada dia mais recorrentes, existindo a necessidade da prevenção.

 

Segundo a  coordenadora do CCZ, as ações de controle são variadas e dependem de qual animal foi encontrado. As principais orientações são quanto a limpeza e organização do ambiente. Em alguns casos, é necessária a desinsetização.

 

“Para se prevenir de acidentes é preciso manter o ambiente sempre limpo, ralos de banheiros, pias e tanques tampados e evitar andar pela casa a noite com a luz apagada.  Combater baratas e outros insetos que são alimentos para o escorpião também são importantes”, reforça.

 

 

Orientações

Caso o morador encontre um animal em sua casa,  deve entrar em contato imediatamente com o CCZ para receber orientações de como proceder. Se houver necessidade, será agendada uma visita. O número do serviço é 3313-5026 ou 3313-5000.

 

Se a pessoa for picada por um escorpião ou qualquer outro animal peçonhento, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para receber o atendimento adequado.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS