Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 19 de Agosto de 2017, 11:18 - A | A

Sábado, 19 de Agosto de 2017, 11h:18 - A | A

Desde as 20h de ontem

Pessoas dormem na fila para serem atendidas em ação social

Meta do Sesi é reunir público de três mil pessoas em espaço nas Moreninhas e gerar cinco mil atendimentos

Danilo Galvão
Capital News

Divulgação/Fiems

Pessoas dormem na fila

De dobrar a esquina a aglutinação de gente que busca atendimento do projeto da Fiems

Em busca dos serviços da 2ª edição da Ação Cidadania 2017, realizada nas Moreninhas neste sábado (19), moradores acamparam doze horas antes do evento nas imediações do campo de futebol localizado na Rua Jabituna esquina com a Rua Anaca. Tanta expectativa corresponde a meta da organização de reunir um público de três mil pessoas na iniciativa, gerando cinco mil atendimentos.

Ailton Martelo, de 67 anos, foi o primeiro a chegar, às 20h de ontem, e enfrentou o frio da madrugada para ser o primeiro a receber atendimento. “Moro na Moreninha 2 e fiquei muito animado com o programa, porque preciso de atendimento oftalmológico. Fiz questão de ser o primeiro da fila e por isso dormi aqui. Vim com três casacos e trouxe um cobertor ainda”, contou.

Já o casal Maria Rosa dos Santos, de 72 anos, e Antonio de Almeida, de 81 anos, saiu do bairro Caiçara e chegou às 4h, garantindo o segundo e terceiro lugares. “Minha neta ficou sabendo pela televisão e como sabia da nossa necessidade de atendimento médico, nos avisou”, disse Maria. “É muito difícil conseguir consulta no posto de saúde. Faz tempo que tento e não consigo. Quando surge uma oportunidade como essa precisamos aproveitar”, completou Antonio.

Roseli dos Santos Rodrigues, de 28 anos, também chegou às 4h para fazer a carteira de identidade e CPF dos três filhos. “Até hoje eles não têm toda a documentação, apenas a certidão de nascimento. Como sabíamos que a procura seria grande por atendimento, viemos bem cedinho”, explicou.

Lidia Alves Soares também veio para receber atendimento na área de cidadania. “Vim trazer meu sobrinho de 28 anos para fazer carteira de identidade, porque ele não tem nenhum documento além da certidão de nascimento. Sem identidade não tem como ter carteira de trabalho. Como já estou aqui mesmo e sou a quinta da fila, vou aproveitar para conseguir atendimento odontológico, porque pelo SUS é muito difícil. Um evento como esse é muito importante para toda a região aqui da Moreninha e dos bairros vizinhos”, concluiu.

Mix de atendimento já foi para Ponta Porã neste ano e irá para Dourados

No calendário de realizações do Ação Cidadania, o programa ocorrerá em Dourados, no dia 23 de setembro. Além da Capital, Ponta Porã também sediou a iniciativa do Sesi em 2017. Coxim, no dia 7 de outubro, e Aparecida do Taboado, no dia 18 de novembro são outras paradas do projeto para este ano.

Ao todo, neste sábado (18) serão disponibilizados aos moradores da região mais de 32 serviços diferentes nas áreas de cidadania, saúde e educação oferecidos pelos 21 parceiros do setor público e privado que estarão no evento. Na área de cidadania, serão realizados 13 serviços, com destaque para a emissão de CPF, emissão da primeira via da Carteira de Identidade (RG), emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social primeira e segunda vias, produção de copias de documentos e similares, atendimento ao público para solucionar conflitos de relação de consumo, abertura de reclamações referentes à telefonia, bancos, cartões, companhias de energia e água, cadastro do Minha Casa, Minha Vida, orientações de regularização de dívida, consulta jurídica e corte de Cabelo.

Na área de educação, serão oferecidos sete serviços diferentes, entre divulgação de cursos técnicos, orientação e informação sobres os cursos técnicos, pré-matrícula de cursos técnicos, atendimento aos potenciais empreendedores (MEI, ME e EPP), divulgação de cursos do Senai, divulgação do Programa de Estágio do IEL e divulgação de vagas de estágio pelo IEL.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS