Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Domingo, 13 de Maio de 2018, 12:07 - A | A

Domingo, 13 de Maio de 2018, 12h:07 - A | A

meio ambiente

Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Paraguai será lançado no Imasul

Estudo abrange metade de Mato Grosso do Sul e o Sul de Mato Grosso, totalizando 362 mil quilômetros quadrados

Flávio Brito
Capital News

Divulgação/Semagro

Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Paraguai será lançado no Imasul

Documento que traça as diretrizes, normatiza e prevê ações visando a conservação da água

Será apresentado o teor do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraguai (PRH Paraguai). O pano será lançado oficialmente nesta terça-feira (15), em Encontro de Divulgação no Auditório Shirley Palmeira do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul)), às 18h30, com entrada franca e sem necessidade de confirmação.

 

O documento que traça as diretrizes, normatiza e prevê ações visando a conservação da água superficial e subterrânea da vasta região compreendida como bacia do rio Paraguai, que engloba metade do território de Mato Grosso do Sul e um terço do estado de Mato Grosso. 

 

 

O PRH Paraguai é uma construção conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente e os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar e o Imasul. O estudo será apresentado pelo professor Marcio de Araújo Silva, especialista da Agência Nacional das Águas (ANA), mestre em Ciências Ambientais e Florestais e doutor em Biologia Animal. 

 

Na semana seguinte a mesma apresentação será feita em Cuiabá, para os mato-grossenses. Antes, pela manhã, o professor Marcio de Araújo Silva fará uma apresentação exclusiva para a imprensa, também no auditório do Imasul.

 

Histórico

O lançamento do PRH Paraguai marca o fechamento de um longo trabalho que envolveu levantamento de dados, consultas e diagnósticos; a análise de especialistas, tudo com transparência e participação da população. Foram realizadas Oficinas Regionais e Reuniões Públicas em Coxim, Bonito e Corumbá, em novembro do ano passado, para apresentação prévia do estudo e coleta de sugestões.

 

O estudo inicial para elaboração do Plano de Recursos Hídricos começou pela caracterização da Bacia do rio Paraguai, na parte existente em território brasileiro. Abrange metade de Mato Grosso do Sul e o Sul de Mato Grosso, totalizando 362 mil quilômetros quadrados. O rio Paraguai é o principal curso d’água, mas a região é rica em cursos d’água por abrigar a planície pantaneira.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS