Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018, 08:12 - A | A

Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018, 08h:12 - A | A

SERVIR E PROTEGER

PMMS comemora 183 anos e realiza cerimônia com condecorações

Cerimônia vai condecorar militares com a Medalha do Mérito

Leonardo Barbosa
Capital News

A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul comemora nesta quarta-feira (5), 183 anos de história. A solenidade alusiva ao aniversário da PMMS, será realizada às 18 horas no Comando da PM, oportunidade em que haverá a outorga da Medalha e da Insígnia do Mérito a autoridades civis e militares de outras forças.

 

A mais alta honraria da PMMS, a Medalha do Mérito, destina-se a reconhecer aqueles que tenham prestado relevantes serviços à corporação, no que diz respeito ao aperfeiçoamento e projeção da instituição. A Medalha da Insígnia do Mérito é utilizada para agraciar pessoas que contribuíram com o desenvolvimento de ações em prol da segurança pública e apoiaram o trabalho da corporação. 

 

História

 

No dia 5 de setembro de 1835, o governo provincial do então estado de Mato Grosso criou o corpo policial nominado Homens do Mato. Com o advento da Guerra do Paraguai, o aparato passou à denominação de “Companhia de Pedestres”. Posteriormente, sob a Égide da República, passou a denominar-se “Força Pública”. Em 1934 a Força Pública foi transformada em “Força Policial Militar” e, em 1947 recebeu a denominação de “Polícia Militar”.  Assim, o dia 5 de setembro foi instituído como data cívica do aniversário da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS