Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 03 de Julho de 2018, 10:45 - A | A

Terça-feira, 03 de Julho de 2018, 10h:45 - A | A

LAUDO TÉCNICO

Ponte que caiu em Jardim apresentava falhas na execução

Estrutura foi construída pela mesma empresa que realizou obra da ponte do Rio Santo Antônio, que caiu em efeito dominó

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Governo de MS

Ponte que caiu em Jardim apresentava falhas na execução

Projeto não é adequado para o local, ocasionando acúmulo danoso de entulho entre os pilares

A ponte de concreto sobre o Rio dos Velhos, que desabou parcialmente em abril deste ano em Jardim, foi construída pela mesma empresa que realizou a obra da estrutura sobre o Rio Santo Antônio, em Guia Lopes da Laguna, que caiu em efeito dominó, em janeiro de 2016.

 

O laudo técnico, encomendado pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) aponta uma série de falhas no projeto de execução e conclui que a construção não atendia os requisitos mínimos de segurança. 

 

A região produtora de grãos e de agricultura familiar ficou isolada, causando prejuízos no escoamento da safra de soja e transporte de estudantes para as escolas rurais. Na época, a Agesul implantou um desvio alternativo em Água Amarela, próximo à ponte interditada. O cascalhamento do trecho alagado possibilitou o tráfego de caminhões. Até o momento, é a única alternativa de acesso.

 

De acordo com parecer técnico elaborado pela Etelo Engenharia de Estruturas, a queda da ponte sobre o Rio dos Velhos, inaugurada em 2014, é consequência de uma série de erros primários. A base de sustentação do lado direito, uma viga de concreto apoiada em blocos com estacas, foi construída sobre o barranco, distante da margem. Os pilares da mesma linha foram construídos sobre um maciço de terra arenosa que adentrava o rio.

 

“Houve um acentuado recalque nas fundações da terceira linha de pilares, ocasionando um afundamento da estrutura”, aponta o laudo assinado pelo engenheiro Carlos Liberato Portugal.

Governo de MS

Ponte que caiu em Jardim apresentava falhas na execução

Laudo concluiu que ponte não atende quesitos mínimos de segurança e estabilidade

Ponte sobre o Rio Santo Antônio

A mesma empresa de engenharia realizou a vistoria na ponte construída pelo governo anterior sobre o rio Santo Antônio, na MS-382, em Guia Lopes da Laguna, que desabou em janeiro de 2016. 

 

A Etelo concluiu que a ponte era curta (72 metros) para a extensão do rio, acelerando a erosão do aterro, onde é apoiado o suporte de sustentação da margem direita, ocorrendo o “colapso progressivo” da estrutura. A construtora tentou reaterrar o local, mas o suporte de sustentação já tinha sofrido um deslocamento horizontal.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS