Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 15 de Junho de 2018, 15:57 - A | A

Sexta-feira, 15 de Junho de 2018, 15h:57 - A | A

EDUCAÇÃO

Prefeito sanciona lei que democratiza eleições para diretores

Em debate desde 2012, dirigentes de unidades da Reme serão eleitos por voto direto entre membros da categoria

Flávio Brito
Capital News

Foi sancionada a Lei 8.877/18, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a realização de eleição direta para diretores e diretores adjuntos das unidades escolares e diretores dos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (Reme). Para Marquinhos, a assinatura é a concretização de um assunto que vem sendo debatido desde 2012, no processo que prevê que os dirigentes das unidades de ensino da Capital sejam escolhidos por meio do voto secreto e paritário, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar.

 

Assessoria/Divulgação

Prefeito sanciona lei que democratiza eleições para diretores

Lei foi sancionada em cerimônia na ACP

“Esta é uma democratização que demorou acontecer na nossa cidade.  Vamos democratizar o debate e só podem se candidatar a este cargo professores da educação, efetivos e com qualificação. Independente de quem ganhar vamos saber que têm competência para exercer a função”, frisou Marquinhos. Conforme as regras, nas unidades escolares com até setecentos alunos, será eleito somente o diretor. Já nas unidades com mais de setecentos alunos, serão eleitos o diretor e o diretor-adjunto.

 

O projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 17 de maio deste ano e atende a um antigo anseio da categoria. A gestão democrática nas unidades escolares era um compromisso do plano de governo do prefeito Marquinhos Trad, que desde o primeiro ano de sua gestão participou de uma série de reuniões com representantes da ACP para viabilizar a implantação da eleição direta para diretores e diretores-adjuntos.

 

O presidente da ACP, Lucílio Nobre, afirmou que o fato de o diretor ser escolhido de forma democrática, pela comunidade escolar, garante que o projeto do gestor da escola seja desenvolvido sem interrupção. “É uma segurança para os gestores eleitos que poderão desempenhar com tranquilidade seu trabalho porque antes corria o risco de entrar outra pessoa e desmanchar tudo o que já havia sido feito”, afirmou Lucilio

 

Lucílio também enfatizou a parceria de trabalho que vem sendo mantida com a prefeitura desde o ano passado e que já garantiu importantes conquistas, como a criação de mil cargos e chamada de mais de mil professores aprovados no concurso de 2016, além da retomada do diálogo sobre o piso de 20 horas.

 

“São conquistas importantes, que garantem estabilidade para trabalhar em sala de aula. A política precisa destes compromissos hoje. Todos esses avanços representam grandes melhorias à Educação e prova que o diálogo e a democracia são os melhores caminhos para garantir benefícios à população”, disse.

 

Processo eleitoral 

A secretária de Educação, Elza Fernandes, explicou que o próximo passo agora é constituir as comissões que irão acompanhar todo o processo eleitoral. “Além das comissões nas escolas, a Semed também terá um grupo que vai garantir que tudo ocorra dentro da 

normalidade, sem prejuízo para os alunos”, disse a secretária, que ainda completou que a eleição nas escolas irá acontecer após outubro para que os novos diretores tomem posse em janeiro. Quanto aos Ceinfs, a eleição ocorrerá no próximo pleito eleitoral, dentro de três anos.

 

A participação no processo eleitoral nas unidades escolares da Reme será assegurada aos profissionais interessados em concorrer à respectiva função, desde que sejam professores e especialistas em educação, efetivos do grupo do magistério municipal.

 

Avaliação dos professores 

Para a professora Denise de Oliveira, a eleição para os diretores das escolas da Reme é um sonho de toda categoria, que será uma escola de gestão democrática. “Com as eleições para os diretores a qualidade do ensino vai melhorar. O diretor será escolhido pela comunidade e terá apoio da comunidade. Terá tranquilidade para trabalhar e fará um trabalho melhor e eficaz”, disse Denise.

 

Ricardo Nascimento de Oliveira é diretor de uma escola da Reme e para ele a eleição dos diretores é uma conquista para todos os profissionais da educação municipal. “A comunidade da escola vai escolher a pessoa que vai gerenciar a escola, inclusive os recursos destinados para cada escola. A democracia é importante e a ocupação de todos os cargos deve ser democrático e com isso a comunidade tem a crescer e terá uma aproximação da comunidade junto à escola e com isto podemos resgatar os pais para escola podendo contribuir de maneira efetiva com a educação dos seus filhos. O mundo moderno pede, e a comunidade poderá ser chamada para dentro da escola e juntos decidirmos como usar os recursos”, afirmou Ricardo.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS