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Prefeitura aguarda aval do DNIT para continuar obra na BR-163

Duas das três rotatórias previstas no projeto foram concluídas

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/PMCG

Prefeitura aguarda aval do DNIT para continuar obra na BR-163

Duas das três rotatórias previstas no projeto foram concluídas

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) estima que a obra esteja concluída nos próximos 40 dias. Duas das três rotatórias previstas no projeto do macroanel rodoviário, setor norte, ligação entre as saídas de Cuiabá e Rochedo, já foram finalizadas. 

 

Na  rotatória  da MS-080, já foi feita terraplanagem e está pronta a base para receber o pavimento . A outra rotatória, na MS-010 (saída para Rochedinho), já está quase pronta a terraplanagem.

 

Segunda a Sisep, falta apenas a construção da terceira rotatória, na BR-163. O projeto  está em análise no DNIT. A sequência da obra será executada nos acessos a 24 propriedades que margeiam os 24  quilômetros do traço deste último braço do macroanel, onde serão construídas canaletas de drenagem, sinalização e plantio de grama no aterro das rotatórias.

 

As obras estão paradas desde 2014, e para solicitar a continuação, a Prefeitura de Campo Grande precisou readequar o projeto e negociar junto ao Governo Federal a suplementação de recursos para custear  intervenções que não estavam previstas no convênio original, firmado em 2009. 

 

Com isso, o orçamento da obra subiu de R$ 27 para R$ 30,8 milhões e terá um aditivo de mais R$ 6 milhões (chegando a R$ 36,7 milhões) para comportar reajustamentos das planilhas (elaborados há 9 anos, quando da assinatura do contrato) e serviços complementares inseridos após algumas adequações.

 

No trecho entre as saídas de Rochedinho e Cuiabá, constatou-se a necessidade de dois  “colchões”  de pedras para drenagem da água de duas nascentes localizadas no trecho, em nova  sondagem,  ao custo de R$ 600 mil. São estruturas de 250 metros de extensão, cada um, com dois drenos laterais. Isto evitará que a água aflore, arrastando o aterro da pista.

 

Outras mudanças ocorreram nas três rotatórias para comportar o tráfego de caminhões pesados, como as carretas bitrens,  parte do tráfego pesado que o trecho vai absorver, migrando da Avenida Cônsul Trad. A rotatória da MS-060 deve ser redimensionada para se adequar a duplicação deste trecho da rodovia executada ano passado. Foi preciso negociar com o proprietário da fazenda localizado às margens, que cedeu 10 hectares para servir de faixa de domínio da rodovia.

 

Para o secretário da Sisep, Rudi Fiorese, “Se mantido o projeto original,  os caminhões maiores não têm como fazer rotatórias sem o risco de tombar”, destaca.

 

Nos últimos dois anos para garantir a continuidade da obra, a Prefeitura conseguiu concluir a negociação  com os proprietários que tinham áreas no traçado do macroanel, que atravessou 46 propriedades.  Dos 24 quilômetros de todo o trecho em obras,  foram executados os últimos seis quilômetros, entre as saídas de Rochedinho e Cuiabá e no quilômetro final antes de chegar até a MS-010, foi preciso negociar a desapropriação com os proprietários.

 

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