Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 28 de Junho de 2019, 18:06 - A | A

Sexta-feira, 28 de Junho de 2019, 18h:06 - A | A

Prêmio

Prefeitura recebe Prêmio Nacional em Gestão Ambiental

Secretário Luis Eduardo Costa da Semadur esteve presente no II Fórum Brasil de Gestão Ambiental.

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/PMCG

Prefeitura recebe Prêmio Nacional em Gestão Ambiental

Secretário Luis Eduardo Costa da Semadur esteve presente no II Fórum Brasil de Gestão Ambiental.

Nesta quinta-feira (27), durante a cerimônia de entrega do “Prêmio Destaque Nacional em Gestão Ambiental”, a prefeitura de Campo Grande esteve representada pelo secretário municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, no II Fórum Brasil de Gestão Ambiental, realizado em Campinas (SP). O município recebeu a premiação devido ao modelo de gestão ambiental municipal e ao desenvolvimento de políticas públicas ambientais implementadas.

 

A premiação é promovida pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem como objetivo valorizar os municípios por iniciativas que promovam a sustentabilidade socioambiental.

 

De acordo com o Prefeito Marquinhos Trad “essa premiação reconhece o trabalho desenvolvido pela gestão pública. Trabalhamos diariamente no esforço conjunto de toda a administração municipal que valoriza o planejamento urbano e ambiental, onde não mede esforços para a execução de ações voltadas à sustentabilidade e que promovam o fortalecimento da preservação ambiental. Essa postura nos caracteriza como um município multiplicador de boas práticas sustentáveis”, declara.

 

Para o secretário Luis Eduardo, “Esse prêmio como destaque em Gestão Ambiental demonstra que nossas ações estão alcançando o resultado desejado. É grande a complexidade da gestão ambiental em uma cidade como Campo Grande, repleta de desafios, e obviamente precisamos ter um apoio não só institucional, como também de todos os envolvidos nessa tarefa. Temos o apoio técnico, da sociedade e da iniciativa privada que auxilia na tomada de decisões. Desta forma, a participação democrática vem sendo cada vez mais fortalecida”, afirma.

 

Entre as ações desenvolvidas pelo município voltadas à preservação do meio ambiente, destaca-se a preservação da arborização urbana com o manejo e preservação das árvores símbolo da cidade, plantios sistemáticos em diversas regiões da Capital, a distribuição de mudas gratuitas à população produzidas no Viveiro Municipal, ‘Flora do Cerrado’, referência no Estado; além recuperação e preservação das Áreas de Preservação Permanente (APP).

 

Além da correta gestão e controle dos resíduos sólidos com ações fiscalizatórias, a promoção da Educação Ambiental por meio dos Centros de Educação Ambiental (CEA), a implantação do Controle de Transporte de Resíduos em formato eletrônicos (E-CTR) com um sistema integrado que permite uma fiscalização eficiente, a implementação da legislação que estabelece o regramento para o descarte dos resíduos dos empreendimentos considerados como Grandes Geradores ,entre outras ações,  resultam na preservação ambiental instituída pela atual gestão.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS