Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 05 de Julho de 2019, 13:35 - A | A

Sexta-feira, 05 de Julho de 2019, 13h:35 - A | A

Mãos reeducandos

Presos transformam bicicletas em cadeiras de rodas

Cinco detentos participam da iniciativa do projeto “Liberdade sobre Rodas”

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Portal MS

Presos transformam bicicletas em cadeiras de rodas

Ação aconteceu em Nova Andradina

 

O projeto “Liberdade sobre Rodas” é desenvolvido pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção do presídio, e o Conselho da Comunidade de Nova Andradina e transforma bicicletas apreendidas pela Justiça estão sendo transformadas  em cadeiras de rodas. 

 

Ao todo, cinco internos participam da iniciativa que tem como objetivo oportunizar ocupação produtiva e capacitação aos apenados, além de beneficiar instituições como asilos, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, hospitais e Rotary Club. Conforme a assessoria para a realização dos trabalhos, os participantes estão recebendo orientação técnica de um instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, com ensinamentos sobre manuseio das ferramentas, reutilização das peças e métodos necessários para a montagem das cadeiras de rodas. Unindo teoria e prática, o curso terá duração de 20 horas/aula.

 

Corumbá

A fabricação de cadeiras de rodas por detentos também gera inclusão dentro e fora do Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá. Nesse projeto, que existe há cerca de um ano, são feitas, ainda, bicicletas funcionais, coordenadas pelas mãos, abrangendo outro público com necessidades especiais. O objetivo é atender pessoas com deficiência que não têm condições de pagar pelo benefício – já que o custo de uma cadeira de rodas pode variar entre R$ 1,5 mil a R$ 10 mil – refletindo em qualidade de vida para elas.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS