Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019, 16:35 - A | A

Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019, 16h:35 - A | A

DOAÇÃO

Primeira captação de órgãos do ano na Santa Casa beneficia 6 pacientes

Doações foram enviadas para pacientes de todo o Brasil

Caroline Carvalho
Especial para Capital News

Divulgação-Santa Casa

Primeira captação de órgãos do ano na Santa Casa beneficia 6 pacientes

 

A equipe da OPA (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa de Campo Grande fez a primeira captação de órgãos deste ano no hospital, nesta quarta-feira (16). Na ocasião, a família de um jovem de 20 anos, que teve morte encefálica, autorizou a doação de fígado, pâncreas, rins e córneas. O procedimento pode salvar a vida de seis pessoas.  

 

Segundo o hospital, o fígado foi encaminhado para a Brasília, com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). O pâncreas e um dos rins foram  doados para dois pacientes de São Paulo, que aguardavam na fila do sistema nacional à espera de um órgão compatível. 

 

O segundo rim permaneceu no próprio hospital, e será implantado em uma mulher de 56 anos. Já as as córneas do paciente foram captadas e levadas para o Banco de Olhos do hospital para análise, avaliação e depois serem disponibilizadas para transplantes.

 

Organização de Procura de Órgãos

 

A equipe da OPO do hospital é a responsável pelo acolhimento dos familiares, e, posteriormente, pela abordagem sobre a possibilidade da doação. Sendo autorizado pelos familiares, o próximo passo é a busca de possíveis receptores feita pela CET (Central Estadual de Transplante). Não existindo condições de transplante no Estado, a busca é realizada no Sistema Nacional de Transplantes.

 

Segundo assessoria de comunicação da Santa Casa, o hospital encerrou o ano passado com 93 captações de órgãos. Ao todo foram captados 59 rins, 23 fígados, um pulmão, três pâncreas e sete corações. Durante todo o ano foram constatadas 123 mortes encefálicas, destas, 48 tiveram recusa médica e 35 tiveram recusa familiar.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS