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Cotidiano Segunda-feira, 03 de Dezembro de 2018, 12:37 - A | A

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FISCALIZAÇÃO

Procon flagra desrespeito em fila de prioridade e poucos atendentes em mercados da Capital

Estabelecimentos ficam em área nobre da cidade

Laura Holsback
Capital News

 

Divulgação/Procon

Procon flagra desrespeito em fila de prioridade e poucos atendentes em mercados da Capital

Fatos ocorreram em Casa de Carnes e supermercado

 

Fiscalização feita no de semana por servidores da  Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) flagrante irregularidades em uma unidade de rede de supermercados e Casa de Carnes, localizados na Vila Carlota, área nobre de Campo Grande. Entre elas, estava o desrespeito com a fila de atendimentos prioritários e a falta de funcionários nos caixas. A ação foi feita em atendimento a ofício do Ministério Público Estadual, através da 67 Promotoria  de Justiça  dos Direitos  Humanos de Campo Grande.

 

Segundo o Procon, o descumprimento à legislação detectado pelo Procon Estadual,  em ambos os estabelecimentos foram, principalmente,  relacionadas a  atendimento prioritário envolvendo gestantes, lactantes, mães acompanhadas por crianças de colo, pessoas portadoras de necessidades especiais e que possuem Transtorno de Espectro Autista (TNA). Nos dois locais, não existe placa identificando a prioridade para autista.

 

Além disso, no supermercado, mesmo em dia de promoção, o número de caixas é insuficiente para o atendimento. De 15 existentes, apenas cinco estavam funcionando. No estabelecimento foi detectada a falta de moedas para troco, configurando em mais uma forma de prejuízo ao consumidor.

 

Já, na casa de carnes, as irregularidades foram, além do descumprimento de prioridades tanto na fila para compras como nos caixas, a exposição para venda de produtos vencidos tais como oito pacotes de charque vencidos em outubro e novembro desde ano, farinha de mandioca, sorvete, bacon, pimenta em grãos e  cervejas diversas. Os dois  estabelecimentos foram autuados e os produtos impróprios ao consumo descartados na presença de representantes dos locais.

 

Para o  superintendente  do Procon, Marcelo Salomão, a parceria com o Ministério Público Estadual na defesa do consumidor é  importante. “Ela nos dá respaldo e aumenta a segurança para podermos desenvolver  nosso trabalho e,  com isso,  quem mais  ganha é o cidadão que passa a ter ainda mais confiança  nas ações que desenvolvemos”, avalia.

 

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