Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 30 de Maio de 2017, 11:44 - A | A

Terça-feira, 30 de Maio de 2017, 11h:44 - A | A

Cadê o reajuste?

Professores da rede estadual realizam protesto para cobrar cumprimento da Lei do Piso salarial

Categoria cobra reajuste de 7,64% do Piso Salarial Nacional

Maisse Cunha
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Foto da fachada da FETEMS, Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso

Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso

Professores e servidores administrativos das escolas da rede estadual de ensino, protestam, desde a manhã de hoje (30), nas proximidades da Secretaria de Educação (SED), no Parque dos Poderes, pelo cumprimento do piso salarial e do reajuste aos administrativos.

Os servidores aproveitaram o ensejo para criticar o governo Azambuja , em função das recentes denúncias de recebimento de propina envolvendo membros do alto escalão da Governadoria.

Os professores cobram o reajuste de 7,64% do Piso Salarial Nacional, referentes ao mês de janeiro deste ano, garantidos por meio da Lei n.º 11.738/2008 e pela Lei Complementar Estadual n.º 200/2015.

Em reunião com o presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), o secretário de administração e desburocratização, Carlos Alberto de Assis propôs que os servidores com jornada de até 20h recebam o piso nacional a partir 2018, em virtude de o Estado passar por um período de equilíbrio de contas, em função do limite de gastos estipulados pelo governo.

Os servidores administrativos, por sua vez, reivindicam a incorporação do abono salarial de R$200, e o reajuste da categoria, mas o governo diz que, primeiramente, é necessário recompor a receita estadual, em função da queda de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do gás natural.


Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS