Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2017, 09:30 - A | A

Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2017, 09h:30 - A | A

Saúde e educação

Rede estadual de ensino ganha Semana de Prevenção às Doenças Ocupacionais

Lei autoriza o Poder Público a promover uma semana ações, campanhas, palestras, cursos, entre outras atividades

Flávio Brito
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Foto da fachada da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho

Escola Estadual Lúcia Martins Coelho

A Semana Estadual de Prevenção às Doenças Ocupacionais na rede estadual de ensino, instituída por lei sancionada nesta quarta-feira (6) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), será promovida anualmente entre 9 a 15 de outubro. O evento passa a vigorar por força da Lei 5.103/2017, de autoria do deputado estadual Renato Câmara (PMDB).

 

A nova norma autoriza o Poder Público a promover uma semana ações, campanhas, palestras, cursos, concursos, audiências públicas, divulgação publicitária, entre outras medidas para intensificar as orientações e implementação de práticas de prevenção às doenças

 

A Semana passa a integrar o Anexo do Calendário Oficial de Eventos no Estado e tem como objetivo “a intensificação de medidas destinadas a informar e a esclarecer os professores e os profissionais da área de Educação sobre o risco da manifestação de doenças decorrentes do exercício profissional”, assim como orientar sobre formas preventivas e da importância do diagnóstico precoce.

 

Ao apresentar o projeto, o deputado Renato Câmara informou que estudos apontam a ocorrência comum de doenças relacionadas ao exercício da profissão, como dor na coluna, alergias, problemas com a voz, assédio moral e estresse crônico e que por isso é preciso investir na prevenção, visto que a Organização Mundial da Saúde prevê que até 2020 a depressão será a segunda maior causa da incapacitação para o trabalho. “Cuidar dos nossos professores e colaboradores da área de Educação é o mesmo de cuidar do futuro de nosso país”, justificou Renato Câmara.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS