Campo Grande/MS, Domingo, 19 de Novembro de 2017 | 11:00
27˚
(67) 3042-4141
Cotidiano
Terça-Feira, 14 de Novembro de 2017, 10h:55
Tamanho do texto A - A+

Sala de Vacinação antirrábica já atendeu mais de 120 pessoas no último mês

A vacinação é específica para atender pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva durante atividades ocupacionais

Luan Saraiva
Especial para o Capital News

Divulgação/PMCG

Sala de Vacinação antirrábica já atendeu mais de 120 pessoas no último mês

A sala de vacina é específica para atender pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva durante atividades ocupacionais

Inaugurada em outubro de 2017, a Sala de Vacinação, que é exclusiva para Grupos de Risco Profilaxia Pré-Exposicional Antirrábica, atendeu 120 pessoas, número superior ao registrado no ínicio do ano até a véspera de abertura da unidade em Campo Grande.

Anteriormente, as doses eram aplicadas nas unidades de Pronto Atendimento (UPA) e centros Regionais de Saúde (CRS).

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica (CVE), Mariah Barros, diz que "a quantidade é satisfatória". "Isso é resultado da medida para centralizar o atendimento de pessoas do grupo de risco, que precisam tomar a vacina antirrábica e coletar a sorologia para a titulação de imunização, segundo o protocolo do Ministério da Saúde”, afirma Mariah.

Esta sala de vacina é específica para atender pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva durante atividades ocupacionais. Dentre elas, atividades insalubres de cunho profissional ou estudantil, por exemplo.

Fique atento
Para receber a dose, a pessoa precisa comprovar a ocupação apresentando um documento funcional, a carteira de trabalho ou uma declaração (exigida para estudantes), além do Cartão SUS.

As doses são registradas no prontuário eletrônico do paciente no sistema da Secretaria Municipal de Saúde (SESA) de Campo Grande.

Em caso de mordida de animais suspeitos, a vacina pós-exposição continua sendo aplicada nas unidades de atendimento 24h. “O que nós fizemos foi centralizar o local onde as pessoas do grupo de risco devem receber atendimento pré-exposição e colher a titulação”, afirmou a coordenadora do CVE.

A lista completa das atividades ocupacionais que têm direito a vacina está disponível no site da prefeitura de Campo Grande.

Serviço
A Sala de Vacinação exclusiva para Grupos de Risco Profilaxia Pré-Exposicional Antirrábica funciona no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que fica na Av. Sen. Filinto Müller, 1601, próximo ao Lago do Amor, e atende das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix