Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2017, 18:47 - A | A

Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2017, 18h:47 - A | A

Saúde

Santa Casa realiza 35 captações de órgãos em 2017

Organização de Procura de Órgãos ainda garantiu dezenas de capitações para transplantes que foram realizados em outros Estados

Flávio Brito
Capital News

 

Assessoria/Divulgação

Santa Casa realiza 35º procedimento para doação de órgãos em 2017

Hospital conta com o apoio da FAB para garantir transporte de órgãos

A Organização de Procura de Órgãos (OPO), da Santa Casa de Campo Grande, realizou mais uma captação de órgãos no hospital. Durante o ano de 2017 já foram registradas 35 doações de órgãos e ainda foram captados quatro corações, quatro pulmões, 19 fígados e 56 rins. Na manhã desta quarta-feira (27), foram captados coração, fígado, rins e as córneas de um paciente de 18 anos que evoluiu para morte encefálica após sofrer traumatismo craniano.  

 

O coração foi encaminhado para Brasília, o fígado e um dos rins foram para São Paulo. O outro rim permaneceu na Santa Casa para ser transplantado  e as córneas do paciente permaneceram no Banco de Olhos do hospital. 

 

De acordo com as informações divulgadas pela assessoria, para a otimização do tempo após a captação dos órgãos, a Santa Casa contou com a ajuda de batedores do Corpo de Bombeiros e uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira).

 

Até novembro, a equipe da OPO realizou 75 entrevistas com familiares dos potenciais doadores, destes, 30 autorizaram a doação dos órgãos sendo que haviam registrados 105 potenciais doadores. Se comparados com o mesmo período do ano passado, a quantidade de potenciais doadores eram maior, porém, os números de familiares que autorizaram a doação foi de apenas 25. “O aumento no consentimento das famílias é de grande importância para que o sistema de transplantes beneficie mais pessoas”, comenta a coordenadora da OPO, enfermeira Ana Paula Silva das Neves.     

 

O processo de doação acontece a partir da confirmação de morte encefálica, com vítimas de TCE constatada por meio de exames protocolares. Com isso, a equipe começa a fazer o acolhimento dos familiares com a abordagem de consulta sobre doação. Sendo de interesse dos familiares a doação dos órgãos, o próximo passo é a busca de possíveis receptores nas listas estadual e nacional. Não existindo condições de transplante no Estado, a busca é realizada no Sistema Nacional de Transplantes, e esta, é feita pela CET (Central Estadual de Transplante).

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS