Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 23 de Abril de 2018, 12:16 - A | A

Segunda-feira, 23 de Abril de 2018, 12h:16 - A | A

CONVOCAÇÃO

São convocados 256 agentes comunitários de saúde e endemias

Atualmente, a Capital tem 1.387 agentes comunitários de saúde e 217 agentes de combate a endemias

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

PMCG

São convocados 256 agentes comunitários de saúde e endemias

Candidatos foram aprovados em concurso de 2016

Estão sendo convocados 256 agentes comunitários de saúde e de combate a endemia aprovados em concurso de 2016. A Prefeitura de Campo Grande publicou os selecionados no Diário Oficial (Diogrande) desta segunda-feira (23).

 

De acordo com a publicação, estão sendo chamados 134 agentes comunitários de saúde (ACSs) e 122 agentes de combate a endemias (ACEs). Os profissionais serão lotados em todas as unidades básicas do município reforçando a assistência.

 

Atualmente, a Capital tem 1.387 agentes comunitários de saúde e 217 agentes de combate a endemias, que atuam na redução de casos de doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti.

 

Agente de Combate às Endemias

Desenvolve ações educativas e de mobilização da comunidade relativas ao controle das doenças, além de executar ações de contenção de doenças, juntamente com agentes comunitários de saúde e equipe de atenção básica. Também identifica casos suspeitos e encaminha para unidades de saúde. 

 

Orienta a comunidade sobre sintomas, riscos e agente transmissor de doenças e medidas de prevenção individual e coletiva. Também mobiliza a população para desenvolver medidas simples de manejo ambiental e outras formas de controle de vetores. Realiza pesquisa entomológica, malacológica e coleta de reservatórios de doenças.

 

Agentes Comunitários de Saúde

O profissional realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em domicílios ou junto às coletividades. Estende o acesso da população às ações e serviços de informação, de saúde, promoção social e de proteção da cidadania.

 

Concentra atividades na promoção da saúde, seja pela prevenção de doenças, mobilização de recursos, orientação de indivíduos, grupos e populações. Possui características de educação popular em saúde e acompanhamento de famílias.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS