Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017, 17:13 - A | A

Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017, 17h:13 - A | A

Rota de Integração

Segunda Expedição da Rota de Integração sairá dia 25 de Campo Grande

A viabilidade da rota abrirá uma nova possibilidade para as exportações de Mato Grosso do Sul

Fernanda Freitas
Capital News

Setlog-MS

Segunda Expedição da Rota de Integração sairá dia 25 de Campo Grande

Comitiva de 90 picapes sairá de Campo Grande com destino ao aos portos do Pacífico

Com uma comitiva composta por autoridades e empresários de diversos setores, a II Expedição da RILA já está com tudo pronto para fazer o percurso de 2.220 quilômetros com saída de Campo Grande com destino aos portos do Pacífico, na sexta-feira (25).

Um coquetel com todos os participantes e convidados no dia 24 marcará este grande evento que já é um marco para o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC).

“A viabilidade desta rota abrirá uma nova possibilidade para as exportações de Mato Grosso do Sul e do Centro-Oeste rumo ao mercado asiático, possibilitando uma redução de 11 mil quilômetros de rota marítima com essa saída pelos portos do Chile”, explica o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas de MS (Setlog-MS), Cláudio Cavol, que também esteve à frente da I Expedição em setembro de 2013.

Setlog-MS

Segunda Expedição da Rota de Integração sairá dia 25 de Campo Grande

Claudio Cavol, presidente do Setlog-MS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul)

 

Quando o assunto é competitividade, esse ganho de tempo representa 6 dias a menos de viagem feitos atualmente pelo Oceano Atlântico, que leva em média 14 dias para cobrir cerca de 19 mil quilômetros até a Ásia.  “A RILA abrirá a possibilidade de incremento nas exportações do complexo soja, por exemplo, das atuais 67 milhões de toneladas (2016) para 135 milhões, além de outros produtos brasileiros”, afirma Cavol.

As tratativas internacionais junto ao Paraguai, Argentina e Chile que farão parte desse trajeto estão em andamento. Segundo o secretário de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miglioli, as obras do lado paraguaio já estão sendo licitadas. “Dos 550 quilômetros no Paraguai, que representa hoje o maior problema, tivemos a informação que o primeiro lote de 278 quilômetros já estão sendo licitados este mês e os 100 quilômetros dentro da Argentina, já estão em execução”, explica o secretário.  Já a ponte Bi-Nacional que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta (PY) será feita com 50% de recursos brasileiros e 50% com recursos paraguaios e aguarda o aval do Congresso Nacional. A obra está orçada em R$ 116 milhões.

Para averiguar in locuo este trajeto, uma caravana formada por 30 picapes Amarok sairá de Campo Grande às 6h da manhã da sexta-feira (25), com 95 empresários e autoridades, entre elas o Ministro de Carreira das Relações Exteriores,  coordenador geral de Assuntos Econômicos Latino-Americanos e Caribenhos, João Carlos Parkinson de Castro, os senadores Waldemir Moka, Simone Tebet e Pedro Chaves, além do embaixador do Chile, Jaime Gazmurie e o Ministro das Relações Exteriores do Paraguai,  Didier César Olmedo Adorno. O Governador Reinaldo Azambuja participará do coquetel que será realizado na quinta-feira (24) e cumprirá agenda em Porto Murtinho no dia 25.

Após a saída de Campo Grande, a caravana cumprirá agenda oficial em Porto Murtinho (MS), em Carmelo Peralta e Pozo Hondo no Paraguai, Jujuy na Argentina, Iquiqui, Antofogasta, Calama e Salta no Chile e por fim, em Assunção no Paraguai, com retorno previsto para o dia 2 de setembro.

Setlog-MS

Segunda Expedição da Rota de Integração sairá dia 25 de Campo Grande

Percurso de 2.220 quilômetros com saída de Campo Grande com destino aos portos do Pacífico

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS