Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 14 de Abril de 2017, 11:12 - A | A

Sexta-feira, 14 de Abril de 2017, 11h:12 - A | A

Saúde

Senar leva assistência médica à comunidade pantaneira

Durante a ação a população receberá atendimento médico e realizar exames

Alline Gois
Capital News

Divulgação/PMC

Programa Social Povo das Águas atenderá região do Taquari neste final de semana

População da região do Pantanal receberá diversos atendimentos, entre exames médicos e emissão de documentos

O Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher irá oferecer a população pantaneira atendimento médico e emissão de documentos. A ação começa no dia 19 de abril e  é uma  iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), que visa a melhoria da qualidade de vida no campo.

A primeira ação do programa irá acontece no meio do Pantanal,no Tatersal de Leilões da Fazenda Novo Horizonte, a partir das 8h30. O evento conta com a parceria do Sindicato Rural de Corumbá. A expectativa é atender 200 pessoas que moram em comunidades da região do Porto da Manga, Passo da Lontra, Carandazal e Curva do Leque.

De acordo com a diretora-secretária do Sistema Famasul e coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido, “o objetivo é levar conhecimento. Por exemplo, por tradição os produtores rurais da região usam chapéu para cobrir o rosto e proteger a cabeça do sol, mas não fazem uso do protetor solar. Eles não sabem sobre a importância de proteger outras áreas do corpo como as mãos. Por isso, vamos ressaltar a prevenção do câncer de pele com palestras. A informação será essencial para promover o bem-estar e mudar a cultura dessa população”, explica.

No evento será ministrada uma palestra com  um médico urologista, e também será disponibilizado serviços de saúde como coleta de sangue  para exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), exames de toque, consulta com médicos urologistas, coleta de preventivo em mulheres, vacinação para crianças e adultos, testes rápidos para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis e orientações odontológicas. Além disso, haverá a emissão de documentos e do Cartão do Sistema Único de Saúde.

“Para mobilizar essa comunidade serão disponibilizados ônibus para o transporte dessas pessoas. Nosso objetivo é priorizar toda a família, indo além do apoio aos homens e às mulheres do campo”, afirma a analista educacional do Senar/MS, Pauline Cury.

Serviço:
PROGRAMA ESPECIAL SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER
Data:  19/04/2017
Horário: 8 horas
Local: Fazenda Novo Horizonte – Tatersal de Leilões – Corumbá/MS

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS