Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 06 de Abril de 2018, 12:06 - A | A

Sexta-feira, 06 de Abril de 2018, 12h:06 - A | A

Funcionalismo público

Servidores divulgam nota de repúdio a índice de reajuste salarial

Governo do Estado afirma que houve aumento acumulado de 33,23%, nos últimos três anos, considerando reajustes, promoções e correção de distorções salariais

Flávio Brito
Capital News

A diretoria da Associação Beneficente dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais oriundos do quadro de Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Mato Grosso do Sul – ABSSMS – repudia, em nota oficial, “a forma como o Governo de Mato Grosso do Sul e o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, conduziram a negociação do reajuste salarial de policiais militares e bombeiros militares no que se refere à reposição do índice geral anual de 2018”. De acordo com as informações divulgadas pelo governo, O reajuste proposto para este ano será pago para os 69.885 efetivos e cerca de 6 mil convocados.

 

“Não contempla as necessidades dos servidores estaduais e reflete a falta de compromisso deste Governo com o servidor. Embora Governo divulgue em campanhas publicitárias que valoriza servidor, a realidade é muito diferente. O servidor público estadual acumulou nos últimos quatro anos perdas que somam 23% considerando apenas a inflação do período. Este reajuste de 3,04% no ano em que a contribuição previdenciária aumenta de 11% para 14%, na prática, não representa ganho real tanto para servidores ativos quanto inativos”, afirma o comunicado oficial divulgado pela categoria. 

 

Com o reajuste de 3,04% para todos os efetivos e convocados neste ano, o governo do Estado alega que a folha salarial dos servidores estaduais terá recebido um aumento acumulado de 33,23%, nos últimos três anos, considerando reajustes, promoções e correção de distorções salariais. Segundo o governador Reinaldo Azambuja é quase o dobro da inflação no período, que foi 17,67% (para o período de maio de 2015 a janeiro de 2018).

 

Reinaldo destacou, também em nota divulgada pela assessoria de imprensa, que as promoções são o principal instrumento para o ganho salarial dos servidores em seu governo. Nos três anos, 34.319 servidores receberam promoções ou progressões funcionais. A fila represada de promoções foi zerada.

 

Segundo o governo, a folha salarial anual saltou de R$ 5,507 bilhões em 2014 para 7,249 bilhões em 2017 – um acréscimo de 32%. O crescimento da folha foi de R$ 1,594 bilhão. Entre as categorias mais beneficiadas com os reajustes estão os 27 mil professores. Os docentes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul recebem um dos melhores salários do Brasil.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS